Com o tema ‘Museus e Mudanças Climáticas’, evento será realizado na próxima semana, entre os dias 22 (segunda) e 26 (sexta-feira), na Vila Santa Cecília

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), sedia na próxima semana, entre os dias 22 (segunda) e 26 (sexta-feira), a 19ª Primavera dos Museus. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com apoio do Ministério da Cultura, será realizado no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília, e terá como tema “Museus e Mudanças Climáticas”. Durante a semana, o Memorial receberá atividades como debates, sessões de cinema, oficinas, seminários e muito mais.

A programação começa na segunda-feira (22), às 19h, com Cine Zumbi, com exibição do filme “Abraço de Maré” e debate sobre “O Racismo Ambiental e o Papel da Cultura no Enfrentamento da Crise”, com a participação de Thaynara Nascimento, Douglas Lucas e Pai Sid Soares.

Na terça-feira (23) haverá oficina de colagem, às 9h, e debate com o tema “Qual o papel da arte no enfrentamento das mudanças climáticas?”, com as convidadas Luma Petriz e Thaynara Nascimento.

Já no dia 24 (quarta-feira), às 13h, será realizado o seminário “Por uma educação antirracista e por justiça climática”. No dia 25, às 8h, mais uma apresentação do filme “Abraço de Maré”, além de debate sobre “Racismo Ambiental e o Papel da Justiça”, com a Drª. Nelise Expedito e Thaynara Nascimento.

Para fechar a semana, na sexta-feira (26) terá exibição do curta-metragem “Benedita”, de Lane Lopes, produzido em Volta Redonda com recursos da Lei Paulo Gustavo, em duas sessões, às 8h e às 10h30, e debate com o tema “Mulheres negras no chão da fábrica”, com participação de Aline de Oliveira Rodrigues.

O secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, destacou o orgulho de ter Volta Redonda inserida dentro de uma agenda nacional, que acontece simultaneamente em todo o Brasil.

“A gente montou uma programação específica com a temática estabelecida pelo Ministério da Cultura, incluindo a exibição de um filme financiado por Volta Redonda pela Lei Paulo Gustavo. Isso mostra a força do audiovisual da nossa cidade e dos nossos produtores locais”, disse o secretário.

Foto de arquivo – Secom/PMVR.

Pin It