Mutirão de grafite e edição de aniversário da ‘Batalha da Aposta’ acontecem neste sábado (27) no espaço que passou por revitalização
A Praça da Chaminé, no Jardim Paraíba, em Volta Redonda, foi totalmente revitalizada pela prefeitura e hoje une esporte, cultura e lazer. O local foi entregue oficialmente neste sábado, dia 27, com mutirão de grafite – ação que tem apoio da Fundação CSN – e edição de aniversário da “Batalha da Aposta”, manifestações culturais que já ocupam esse espaço, que conta ainda com pista de skate.
A cerimônia contou com a presença de autoridades como o deputado estadual Munir Neto; os secretários municipais de Cultura, Anderson de Souza, e da Juventude, Munir Francisco Filho; e os subsecretários de Obras, Oscar Magalhães, e da Juventude, Serginho Loureiro. Também participaram os grafiteiros Alan, que é conselheiro municipal de Cultura; Jeff, que organizou o mutirão; além de Vinícius, o VSA, e Aline G, além do apresentador da “Batalha da Aposta”, Frajola.
O secretário de Cultura, Anderson de Souza, explicou que o espaço foi pensado para abrigar a cultura Hip Hop, unindo o grafite, as batalhas de rima e o skate, manifestações da cultura urbana, e agradeceu ao prefeito Antonio Francisco Neto pelo apoio.
“A ideia é pintar toda estrutura do viaduto, que fica sobre a praça, e a lateral que fica numa rua em frente, que seria transformada em local para abrigar feiras de artigos também relacionados à cultura urbana”, disse Anderson, lembrando que o espaço já possui um painel em homenagem aos povos indígenas, confeccionado pelos artistas urbanos e volta-redondenses Jader Matos e Guilherme Koslowski, por meio de edital da Secretaria de Estado de Cultura.
O secretário da Juventude Munir Filho reforçou o poder das parcerias. “Com apoio do prefeito Neto, do secretário de Cultura e as parcerias com o Frajola, da ‘Batalha da Aposta’, por exemplo, estamos movimentando a juventude de Volta Redonda. Apresentando suas potencialidades para a região e o estado”, disse. E o subsecretário da Pasta, Serginho Loureiro, completou. “Além de fomentar a cultura urbana, a ocupação da praça movimenta o comércio local”.
Frajola e Jeff ressaltaram a importância da praça por abrigar a cultura Hip Hop. “Esse movimento salva vidas, transforma vidas”, afirmou Frajola, convidando a todos para a edição especial de três anos da “Batalha da Aposta”, nesta tarde. “É muito importante para nós e significativo que o Poder Público de Volta Redonda veja nosso trabalho como arte, como cultura. Isso não acontece em todo lugar”, falou Jeff.
O deputado Munir Neto, que representou o prefeito Neto, endossou a importância da praça que une a cultura e o esporte e é mais uma ação voltada para a juventude do governo municipal. “Volta Redonda, que é referência nas atividades para a Terceira Idade, investe para ser conhecida também como a cidade dos jovens”, afirmou, lembrando da parceria com as batalhas de rima que foi além da praça.
“Através do projeto ‘Conexão Consciente’, parceria da Sejuv-VR com a Comissão da Crianças, Adolescente e do Idoso da Alerj, que presido, lotamos o Teatro da Fevre de jovens para falar do uso consciente das telas, da tecnologia. E, em seguida, encerramos com uma batalha de rima comandada pelo Frajola”, contou Munir.
Homenagem
A reinauguração da Praça da Chaminé também marcou a homenagem a Décio de Souza Barbosa, que passou a dar nome ao local. O deputado Munir reforçou a amizade que tinha com Décio e sua importância para a juventude de Volta Redonda já que, além de muito religioso e estar sempre com um sorriso no rosto, foi dedicado ao esporte. “Foi um excelente nadador e também professor de natação, passando para crianças e jovens seu conhecimento e dedicação”.
A filha do homenageado, Erlaine Barroso, esteve na cerimônia e agradeceu em nome da família. “Agradeço ao prefeito Neto, ao deputado Munir e a todos que concordaram em dar o nome do meu pai a esse espaço. Pouco antes de falecer, ele me confessou que gostaria de dar nome a uma praça em Volta Redonda”, contou. Também participaram do evento o genro do homenageado, Rodrigo; o irmão Mauro; e a amiga, Lucia Paiva.
Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.