Iniciativa da Secretaria de Cultura será aberta ao público, promovendo conversa sobre ‘Corpo, Cultura e Educação’, além de lançar a obra ‘Salacena’
O Programa de Formação Cultural de Volta Redonda, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), realizará no dia 22 (quarta-feira), às 19h, mais uma ação gratuita e aberta ao público. A palestra “Corpo, Cultura e Educação” acontecerá no auditório da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, incluindo lançamento do livro “Salacena”, de Isabela Buarque e Lara Seidler.
No evento, a palestra será em formato de conversa, abordando aspectos metodológicos, pedagógicos e técnicos no ensino da dança, observando as relações entre corpo, educação e a sociedade, propondo debates e reflexões sobre práticas artístico-pedagógicas em salas de aula.
“Iniciamos o Programa de Formação Cultural em 2023 e, desde lá, já promovemos oficinas, capacitações e muitas outras ações. Essa palestra será uma ótima oportunidade para o público em geral, e principalmente para fazedores de cultura e artistas em geral, participarem de um momento de aprendizado e troca”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza.
Livro
O livro “Salacena: Conversas sobre processos artístico-pedagógicos nas aulas de Dança” é construído a partir das experiências e partilhas entre duas artistas e docentes, que tem como principal cenário a formação de professores no curso de Licenciatura em Dança da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Com o propósito essencial de oferecer perguntas e reflexões e não respostas prontas, o livro busca apontar questionamentos que cercam o cotidiano da educação e da dança. As discussões refletem o encontro das autoras a partir de partilhas, experiências e desafios do dia a dia nos espaços de ensino formal e não formal. O texto é cortado por “cenas de sala de aula”, que apontam o desejo de ampliar noções acerca das salas de aula de dança como espaços fechados, observando que a formação docente em dança necessita dialogar com aspectos que vão além da didática.
Foto de arquivo – Secom/PMVR.