
Evento terá debates, microfone aberto e música, além da apresentação do Plano da Juventude Negra Viva
A Prefeitura de Volta Redonda promove no dia 22 de outubro (quarta-feira) o I Encontro Juventude Negra Viva, às 13h, no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília. A iniciativa acontece por meio das secretarias municipais de Cultura (SMC), Educação (SME), Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH), Juventude (Sejuv), Ordem Pública (Semop), Assistência Social (Smas), Meio Ambiente (SMMA) e Esporte e Lazer (Smel),
O evento vai contar com debates, microfone aberto e música, além da apresentação do Plano Juventude Negra Viva (PJNV) – um programa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Igualdade Racial, que visa reduzir a vulnerabilidade e a violência letal contra a juventude negra no país. O plano foi construído com a escuta de mais de 6 mil jovens em caravanas participativas e envolve 18 ministérios para garantir direitos básicos como saúde, educação, cultura, segurança, emprego e moradia.
A programação inclui palestras com Tiago Santana, do Ministério da Igualdade Racial; Douglas Lucas, da Secretaria Municipal de Educação; e da cantora Natache.
A coordenadora do Memorial Zumbi, Renata Ferreira, ressaltou a importância do encontro para discutir políticas públicas voltadas para garantir direitos básicos para jovens negros.
“É de uma importância muito grande, porque como o plano foi construído a partir da escuta da juventude, Volta Redonda também vai escutar a juventude para poder criar o seu plano de ação. Isso faz uma diferença muito grande na vida do jovem, porque nós não vamos estar colocando para eles como tem que ser, eles que vão estar juntos na construção de um plano para Volta Redonda. Com isso, Volta Redonda acaba criando líderes, e isso é muito importante para uma cidade democrática, para a democracia do país”, disse, acrescentando que há um índice alarmante de morte de jovens negros e que, ouvindo os jovens, a cidade vai poder construir políticas públicas para que esses números diminuam.
Foto de arquivo - Secom/PMVR.
