ExpoCiência Sul Fluminense acontece nesta semana, no térreo da Biblioteca Municipal, na Vila Santa Cecília

Volta Redonda sedia nesta semana um dos principais encontros de ciência, tecnologia e inovação do estado do Rio de Janeiro. A ExpoCiência Sul Fluminense acontece entre quinta-feira (23/10) e sábado (25/10), das 9h às 18h, na Praça Rotary, embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília. O acesso às atividades é gratuito.

O destaque da edição 2025 do evento é a 1ª MostraSulF – Feira de Ciências, Tecnologia, Saberes Tradicionais e Inovação do Sul Fluminense, que reunirá 50 trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes da educação básica.

O público da ExpoCiência também vai conhecer projetos inovadores apresentados por instituições como IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), UFF (Universidade Federal Fluminense), Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Instituto Ciência Hoje (ICH), Vírgula Hub de Inovação e outras parceiras.

Experiências interativas

A programação também inclui o Ciência na Praça, que vai proporcionar experiências científicas interativas, jogos, experimentos e atrações como o Planetário Oberon – um planetário móvel que utiliza uma cúpula inflável de seis metros para projetar imagens do céu e do universo.

Paralelamente às atividades na praça, o evento terá palestras e mesas-redondas no auditório da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), que fica no mesmo prédio da Biblioteca Municipal, abordando temas ligados à ciência, tecnologia, inovação e oportunidades de carreira, promovendo a aproximação entre estudantes, educadores, pesquisadores e a comunidade.

Premiação

A cerimônia de premiação da MostraSulF, com apoio cultural do Instituto Ciência Hoje, será no dia 25, também na sede da Secretaria de Cultura. O evento terá a apresentação da peça teatral “A intrépida revoada de Maçarica e Batuíra”, com intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), reforçando o compromisso com a inclusão.

A Prefeitura de Volta Redonda apoia a realização da ExpoCiência Sul Fluminense, reafirmando seu compromisso com a educação, a inovação e o desenvolvimento econômico e social da região.

“A mostra tem papel fundamental na valorização da ciência e do protagonismo juvenil no Sul Fluminense, transformando a cidade em um grande laboratório de ideias, integrando escolas, universidades, empresas e a comunidade em geral, principalmente os jovens da nossa cidade e região”, disse o secretário municipal da Juventude, Munir Francisco Filho, reforçando que é motivo de orgulho sediar e apoiar um evento dessa relevância.

Foto de divulgação.
Secom/PMVR

Pin It