Volta Redonda reafirma compromisso com envelhecimento digno na VI Conferência Municipal da Pessoa Idosa
Evento debateu propostas para políticas públicas voltadas à terceira idade e reuniu autoridades, sociedade civil e idosos usuários dos serviços
A Prefeitura de Volta Redonda realizou, nesta segunda-feira, dia 30, a VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no Clube Comercial, no bairro São Geraldo. Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) e pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI/VR), o encontro teve como tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
Com ampla participação da sociedade civil, idosos usuários dos serviços, profissionais e representantes do Poder Público, o evento teve como objetivo discutir os desafios do envelhecimento e construir propostas para fortalecer as políticas públicas destinadas à população idosa. A conferência também marcou a preparação para a etapa estadual e, posteriormente, nacional.
Atualmente, Volta Redonda tem cerca de 37 mil pessoas com 60 anos ou mais, o que representa aproximadamente 21% da população, de acordo com o Censo de 2022. Entre os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, a cidade ocupa a 10ª posição com maior proporção de pessoas idosas. Além disso, o município apresenta uma das maiores expectativas de vida do estado do Rio de Janeiro, superando os 78 anos — reflexo do investimento em saúde, segurança, assistência social e nas políticas de convivência para a terceira idade.
Um dos destaques nesse sentido são os 69 grupos de convivência ativos no município, que promovem inclusão social, autoestima, vínculos afetivos e envelhecimento com mais qualidade de vida. Esses espaços são considerados essenciais para o combate ao isolamento social, fortalecimento dos laços comunitários e incentivo à participação ativa na vida pública.
Evento
A abertura do evento contou com palestra magna da superintendente estadual da Pessoa Idosa, Lícia Matesco, que elogiou a atuação de Volta Redonda: "Volta Redonda me ajuda muito porque não me dá trabalho. É um município com política pública plena para a pessoa idosa. O desafio é avançar e entregar resultados efetivos na ponta, onde o idoso está."
Ainda pela manhã, os participantes acompanharam a exposição da profissional Christine Abdalla, além de um momento de diálogo aberto com o público. À tarde, os grupos de trabalho debateram cinco eixos temáticos: financiamento de políticas públicas; saúde e cuidado integral; enfrentamento à violência e abandono; protagonismo da pessoa idosa; e fortalecimento dos conselhos como política de Estado.
A presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Flávia Santos, explicou o processo de construção coletiva. "Cada município precisa discutir sua realidade. Hoje, elegemos quatro delegados – dois usuários, um representante da sociedade civil e um do Poder Público – para representar Volta Redonda na etapa estadual, prevista para os dias 13 e 14 de agosto", destacou Flávia.
A secretária de Assistência Social, Rosane Marques, reforçou a importância da conferência. "É um espaço democrático para ouvir os idosos, transformar as discussões em propostas concretas e levá-las às esferas estadual e federal. É também um reconhecimento do trabalho que fazemos durante todo o ano nos grupos de convivência, escutando e valorizando as experiências da melhor idade."
A vereadora e presidente da Comissão da Pessoa Idosa da Câmara, Carla Duarte, destacou a responsabilidade coletiva com o envelhecimento. "Se tudo der certo, todos nós vamos envelhecer. Mas é preciso garantir que esse processo aconteça com dignidade. Garantir direitos vai além da proteção social, é também permitir participação ativa na vida pública e política."
O deputado estadual Munir Neto, presidente da Comissão da Criança, Adolescente e Pessoa Idosa na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado Rio de Janeiro), enviou mensagem de apoio. “Nosso papel é de informar à população idosa quais os seus direitos, que são garantidos por lei. Por isso, a importância de uma conferência como essa, para levar conscientização e garantir a participação dos idosos. Volta Redonda é uma referência no cuidado com a pessoa idosa, não só no estado do Rio, mas em todo o Brasil, graças ao olhar diferenciado do prefeito Neto para essa questão, ao trabalho da secretária Branca e todas as equipes envolvidas. Nós estamos buscando levar os projetos do município para toda a população idosa do nosso estado”, ressaltou o deputado.
Durante seu pronunciamento, o prefeito Antonio Francisco Neto reafirmou o compromisso da gestão com a saúde e o bem-estar da população idosa. "Já realizamos mais de 25 mil cirurgias de catarata em menos de um ano. Só esta semana, mais 580 serão feitas. E eu assumo o compromisso de colocar em prática tudo que for deliberado nesta conferência. Volta Redonda é o que é hoje graças a vocês, que ajudaram a construir essa cidade. O envelhecimento digno é uma prioridade para nossa gestão."
Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.