Centro-Dia para Pessoa com Deficiência comemora 40 anos de atuação em Volta Redonda

Unidade é referência no atendimento e na inclusão de pessoas com deficiência no município

O Centro-Dia para Pessoa com Deficiência Lucas José Villela Braga, vinculado ao Departamento de Proteção Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) de Volta Redonda, completou 40 anos de serviços prestados à comunidade nessa terça-feira, 15.

Referência no atendimento a pessoas com deficiência, a unidade é especializada na oferta de proteção social e promoção da inclusão no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Para celebrar as quatro décadas de atuação, foi realizada no Clube Comercial uma comemoração especial com usuários, familiares, funcionários e convidados, organizada pela equipe da unidade.

Atualmente, o Centro-Dia atende mais de 100 usuários com idades entre 18 e 59 anos com deficiência física, sensorial, intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências múltiplas. As atividades desenvolvidas no espaço são voltadas ao estímulo da autonomia, promoção da independência e fortalecimento das habilidades cognitivas, emocionais e sociais.

A unidade oferece oficinas de mosaico, bijuterias, reciclagem, teatro, capoeira e informática, além de atendimentos em psicomotricidade. Todo o trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar, e as famílias também são acompanhadas, conforme previsto na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.

Reconhecido como um dos serviços pioneiros no atendimento à pessoa com deficiência em Volta Redonda, o Centro-Dia passou por diferentes fases ao longo de sua história, incluindo mudanças de nome e de gestão — tendo, por muitos anos, sido vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Com a consolidação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), a unidade passou a atuar oficialmente como equipamento da assistência social, reforçando seu papel de acolhimento, cuidado e promoção de direitos.

Mudança de vida

Durante a comemoração, depoimentos emocionantes evidenciaram a importância do serviço para as famílias. Thelma de Souza Gomes Mansur, moradora do bairro Fazendinha e mãe da usuária Daiane, de 21 anos, destacou as mudanças na vida da filha desde que passou a frequentar o Centro-Dia.

“A Daiane é autista, tem suporte de nível 2, e está no Centro-Dia há um ano. A mudança foi muito grande. Antes, ela era mais calada, ficava muito quietinha. Hoje, é comunicativa, conversa com todo mundo, tem melhores amigos, fala com mais clareza. Parece que uma porta se abriu. Para nós, o Centro-Dia representa um apoio, uma base. A gente sabe que pode deixá-la por lá, sabendo que está sendo bem cuidada e desenvolvendo. Mudou realmente a nossa vida”, afirmou.

A coordenadora do Centro-Dia, Beth Mello, também discursou e emocionou os presentes com palavras de gratidão.

“Vamos agradecer a Deus por nos permitir estar aqui, e ao prefeito Neto e ao deputado Munir, que foi quem me trouxe para o Capd. Agradeço a todos os parceiros e à minha equipe. Estou muito feliz! Quando comemoramos os 30 anos, em 2015, jamais imaginei que estaria aqui nos 40 anos também, fazendo essa festa. É muita gratidão. Estar aqui com vocês é uma oportunidade – uma oportunidade de cada funcionário ser uma pessoa melhor. Muito obrigada, prefeito, por nos permitir fazer essa festa maravilhosa para os nossos usuários e suas famílias”, disse a coordenadora.

A secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, ressaltou o papel histórico e transformador do Centro-Dia.

“Esse centro, para nós, é maravilhoso. Há 40 anos praticamos o cuidado com a pessoa com deficiência em Volta Redonda. Nosso município é pioneiro nesse trabalho. O Centro-Dia não é uma instituição de permanência, é um serviço onde a pessoa opta por estar duas, três, cinco vezes por semana, meio período ou o dia inteiro. Favorece a autonomia, mas também fortalece o apoio à família, que é essencial. Temos uma equipe maravilhosa que atua com oficinas, acompanhamento das famílias, avaliação das condições de moradia, apoio psicológico e do serviço social. Estamos muito felizes por esse momento e esperamos continuar esse trabalho por mais 40 anos”, declarou.

O deputado estadual Munir Neto, presente na cerimônia, também destacou o valor do trabalho realizado pelo Centro-Dia e parabenizou as lideranças envolvidas na inclusão e cuidado das pessoas com deficiência.

“Parabéns a todos vocês. Quando fui secretário de Assistência Social, a primeira pessoa que chamei para trabalhar comigo foi a Beth. E olha onde ela está até hoje, fazendo um trabalho incrível no Capd. Parabéns a toda equipe desse equipamento tão importante. E para celebrar esse dia tenho uma surpresa para vocês: uma vigem a Teresópolis, para hospedar no Le Canton. Pedi ao prefeito Neto, e ele prontamente me atendeu”, disse o deputado.

O prefeito Antônio Francisco Neto expressou a sua gratidão pelo trabalho realizado e parabenizou o deputado Munir Francisco pelo apoio ao município.

“Eu queria cumprimentar a todos, mas especialmente o deputado Munir, que tem sido um grande parceiro de Volta Redonda. Ele recentemente conseguiu R$ 40 milhões para a saúde e mais R$ 50 milhões que serão investidos no Parque RJ, uma unidade de conservação que ficará localizado na Pedreira do bairro Voldac, e que servirá como opção de lazer para a população. E, nesse dia importante, o Munir tem todo o direito de oferecer esse presente para vocês: uma viagem maravilhosa para Teresópolis. Tenho certeza de que esse é o presente perfeito para todos. Quero desejar boa viagem a todos, aproveitem muito, e agradeço muito a todos que têm acreditado no trabalho do Capd.”

Fotos Geraldo Henrique – Secom PMVR

Pin It