Secretaria de Assistência Social de Volta Redonda realiza pesquisa para aprimorar Programa de Inclusão Produtiva
Iniciativa visa identificar os cursos mais pedidos pela população e expandir as oportunidades de qualificação e geração de renda nos bairros
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) de Volta Redonda iniciou uma pesquisa para entender quais são os cursos de maior interesse da população dentro do Programa de Inclusão Produtiva. O objetivo da pesquisa é alinhar as opções de qualificação profissional com as necessidades da comunidade, garantindo maior acesso à capacitação e ampliação das oportunidades de geração de renda nos bairros da cidade.
O Programa de Inclusão Produtiva oferece, anualmente, mais de 3 mil vagas para cursos gratuitos, que são realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Atualmente, a grade do programa conta com 33 opções de cursos, com destaque para áreas como: barbeiro, cabeleireiro, design de sobrancelhas, estética e massagem, artesanato em vidro e assistente administrativo de RH. Estes cursos são oferecidos pela Smas em parceria com o IQP (Instituto de Qualificação Profissional) do Instituto de Cultura Técnica (ICT) e o Senai.
A pesquisa estará disponível até a próxima sexta-feira, 5 de setembro, por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfIJhRDal6wvnYqajNTJQTgNT20kXfOLA_oJvqGH0QRooxt3Q/viewform.
Pode ser acessada tanto por computador quanto por celular. Para aqueles que tiverem dificuldades com o uso de tecnologia, a pesquisa também pode ser respondida com o auxílio de servidores nos 35 Cras da cidade, no Telecentro do bairro Retiro ou na sede da Smas, no Aterrado.
Além de avaliar os cursos já oferecidos, a pesquisa também abre espaço para a população sugerir novos cursos que ainda não estão na grade. A participação da comunidade é essencial, pois permitirá identificar as necessidades específicas de cada região, otimizando a abertura de turmas de acordo com os interesses dos bairros.
A definição da nova grade de cursos será orientada pelos resultados da pesquisa e será divulgada no dia 15 de setembro, junto com o início das matrículas. As novas turmas terão início no próximo dia 22.
Fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.