Encontro abordou informações sobre empréstimos consignados, golpes financeiros e como garantir um consumo seguro e consciente

 

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) de Volta Redonda, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Roma, e o Procon-VR (Programa de Orientação e Defesa do Consumidor de Volta Redonda) possibilitou a realização, nesta semana, de uma roda de conversa com idosos atendidos pelo equipamento social. O objetivo do encontro foi conscientizar os participantes sobre seus direitos e oferecer informações essenciais para um consumo seguro, prevenindo práticas financeiras prejudiciais, como empréstimos consignados indevidos e golpes financeiros, cada vez mais frequentes entre pessoas dessa faixa etária.

Durante a conversa, os idosos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre seus direitos e receberam orientações práticas sobre como evitar armadilhas financeiras. Além disso, foram discutidas normas de segurança e formas de garantir que o consumo dos idosos seja respeitoso e protegido, livre de fraudes. A advogada do Procon de Volta Redonda, Hedlamara Carvalho, participou do evento e destacou a importância da educação como ferramenta de proteção para os idosos.

"A conscientização é a melhor forma de proteção. A parceria com o Cras Roma é um exemplo claro de como a colaboração entre órgãos públicos pode beneficiar a comunidade, especialmente os idosos, que muitas vezes se tornam vulneráveis a práticas abusivas. Trocar informações e esclarecer dúvidas é essencial para que eles possam fazer escolhas mais seguras no dia a dia", afirmou Hedlamara Carvalho.

A coordenadora do CRAS Roma, Valéria Alves Marçal, ressaltou o impacto positivo das parcerias para o bem-estar dos idosos na região, e a importância da continuidade dessa iniciativa. "Esses encontros são fundamentais para orientar nossos idosos sobre como se proteger de fraudes financeiras e garantir que saibam como exercer seus direitos. O trabalho conjunto com o Procon é essencial para que essas informações cheguem de forma eficaz a todos. A continuidade desses encontros, todas as terças-feiras (grupo Flor do Campo) e quartas-feiras (grupo Viver Feliz), reforça nosso compromisso com a educação e a proteção dos idosos", afirmou Valéria Alves Marçal.

Fotos de divulgação – Secom/PMVR.

Pin It