Iniciativa prepara jovens e adultos para o mundo do trabalho, por meio de oficinas e vivências práticas

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), realizou nesta quinta-feira, dia 18, a formatura de mais uma turma do Projeto Novos Horizontes. A solenidade, realizada na plenária da Câmara Municipal, reuniu 100 alunos que concluíram as oficinas de capacitação voltadas para a preparação e inclusão no mercado de trabalho.

O projeto é desenvolvido em parceria com o Governo Federal, por meio do Acessuas-Trabalho, e beneficiou usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Retiro, Siderlândia, Jardim Amália, Dom Bosco e Vila Mury, Jardim Vila Rica, além de outras unidades e espaços como o Abrigo Seu Nadim e o Centro de Qualificação Profissional (CQP). Destinado a pessoas de 14 a 64 anos inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), o Novos Horizontes oferece oficinas semanais de duas horas de duração, ao longo de três meses, totalizando oito encontros por turma.

Durante o curso, os participantes tiveram acesso a temas como postura em entrevistas de emprego, trabalho em equipe, autoestima e elaboração de currículo. Além da parte teórica, a iniciativa promoveu visitas a faculdades, secretarias municipais e empresas privadas. Os alunos também foram cadastrados no programa Jovem Aprendiz e no Cadastro Jovem, garantindo prioridade no preenchimento de vagas.

Entre os formandos, o jovem João Marcelo Machado da Silva, morador do bairro Retiro, relatou que se sente mais preparado para o mercado de trabalho. “O conhecimento é tudo na nossa vida. O curso Novos Horizontes me deu novas ideias e abriu caminhos. Antes, eu não tinha quase noção sobre o mundo do trabalho. Hoje já tenho carteira digital e me sinto um cidadão de fato. Espero conquistar um bom emprego e um futuro melhor para minha família. Recomendo esse curso a todos os jovens que buscam crescimento profissional”, afirmou.

O pai dele, Marcelo Machado, também destacou a transformação vivida pelo filho. “A vida do João mudou muito depois desse curso. Ele descobriu novas perspectivas e se preparou melhor para o mercado. É fundamental que os pais incentivem os filhos a participar de projetos como esse. Estou muito contente com os resultados e espero que novas turmas possam beneficiar outros jovens”, disse.

A secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, ressaltou a importância da iniciativa. “Nós, da Assistência Social, nos preocupamos com todas as faixas etárias e, principalmente, com os jovens. Buscamos alternativas para que eles tenham acesso ao primeiro emprego, possam ingressar como jovem aprendiz e se preparar para entrevistas e concursos. Esse projeto possibilita que tenham um novo olhar sobre suas vidas e até mesmo sobre como querem envelhecer”, afirmou Rosane.

O secretário municipal da Juventude, Munir Francisco Filho, destacou o caráter coletivo do trabalho. “Ninguém faz nada sozinho. O sucesso desse projeto é fruto de um esforço conjunto e de um trabalho lindo. Parabéns a todos os envolvidos e, principalmente, aos formandos que se dedicaram para chegar até aqui”, disse o secretário.

A gestora do Programa Municipal de Inclusão Produtiva e do Projeto Novos Horizontes, Marlene Mota, completou, ressaltando o impacto da ação. “O Novos Horizontes é uma oportunidade real de mudança de vida. Nosso objetivo é preparar os participantes para os desafios do mercado de trabalho, mas também ajudá-los a acreditar no próprio potencial e enxergar novas possibilidades para o futuro”, concluiu.

Fotos: Clara Preta/Smas.
Secom/PMVR

Pin It