Trabalhos das oficinas de assistência social foram realizados por alunos das unidades do Cras, CIPs e Cepa e podem ser conferidos até o dia 30

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), promoveu nesta segunda-feira (22) a abertura da exposição "Arte em Movimento", no Espaço Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília. A mostra, que ficará aberta até o próximo dia 30, reune as produções realizadas pelos alunos que participam das oficinas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Inclusão Produtiva (CIPs) e no Centro de Educação e Produção Alimentar (Cepa) São Sebastião.

O objetivo da mostra é valorizar e divulgar o trabalho desenvolvido nas oficinas, e, por isso, exposição apresenta ao público um variado conjunto de produções nas áreas de artesanato, beleza, culinária e geração de renda. Entre os itens em exibição estão peças de artesanato (como costura criativa, corte e costura, serigrafia e artes com feltro), serviços de beleza (cabeleireiro, barbeiro, design de sobrancelhas, estética, massagem corporal e tranças), além de fotografias que registram outras atividades realizadas nas unidades de assistência social.

A exposição busca dar visibilidade ao trabalho desenvolvido nos equipamentos da assistência social, celebrando o talento e a dedicação dos alunos, e incentivando a geração de renda. Através das oficinas, os participantes não só aperfeiçoam suas habilidades, mas também têm a oportunidade de se integrar a grupos produtivos voltados à comercialização de produtos, como buffets e artigos artesanais.

Atualmente, a cidade de Volta Redonda oferece cerca de 1.500 vagas em diversas oficinas, distribuídas entre as 35 unidades do Cras e quatro unidades de inclusão produtiva. As inscrições para as novas turmas começam em 1º de outubro e podem ser feitas diretamente nas unidades do Cras, Cips e no Cepa. Os cursos disponíveis são os de Artes em Vidro, Artesanato com Feltro, Bordado e Ponto em Cruz, Artes em Customização, Barbeiro, Cabeleireiro, Corte e Costura, Costura Criativa, Designer de Sobrancelha, Manicure e Designer de Unhas, Massagem Relaxante, Trancista e Marketing Digital.

A exposição "Arte em Movimento" serve, ainda, para reforçar a inclusão social e o fortalecimento da economia local, ao proporcionar aos moradores a oportunidade de desenvolver talentos e buscar novas fontes de renda.

Fotos Geraldo Henrique – Secom PMVR

Pin It