Iniciativa do Abrigo Seu Nadim é destaque em evento que reúne especialistas e autoridades para discutir políticas e práticas de cuidado

Uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) de Volta Redonda participou nesta semana do “Seminário Internacional Pessoas em Situação de Rua: Cuidado Integral e Direitos Já!”, realizado na Fiocruz Brasília, no Distrito Federal. Durante o evento, os integrantes da Smas apresentaram o projeto “Tarde das Mulheres”, desenvolvido pelo Abrigo Municipal Seu Nadim, que foi selecionado para compor a programação oficial do seminário.

O seminário buscou fomentar uma nova compreensão social sobre a população em situação de rua, reconhecendo suas histórias, subjetividades e potências, além de incentivar a construção de soluções integradas e sustentáveis por meio da articulação intersetorial.

O encontro reuniu especialistas, autoridades, lideranças sociais e representantes de instituições do Brasil e do mundo para discutir práticas, políticas e estratégias de cuidado voltadas à população em situação de rua. Entre os palestrantes de destaque, estavam Diana Alarcón, assessora especial da presidente do México (Claudia Sheinbaum); Isabel Licha, especialista em política social da Venezuela; e Roberto Carlos Angulo, secretário distrital de Integração Social de Bogotá (Colômbia). Do Brasil, participaram nomes como Padre Júlio Lancellotti e Sônia Fleury, pesquisadora da Fiocruz.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, a participação da prefeitura neste seminário, por meio da equipe da Smas, reafirma o compromisso do município com a proteção social e a promoção dos direitos da população em situação de rua.

“O ‘Tarde das Mulheres’ é um exemplo concreto do cuidado humanizado que buscamos oferecer, proporcionando um espaço de acolhimento, fortalecimento e esperança para essas mulheres”, destacou a secretária.

Tarde das Mulheres

O projeto “Tarde das Mulheres” tem como objetivo criar um espaço mensal de acolhimento e fortalecimento para mulheres em situação de rua, por meio de rodas de conversa, atividades práticas e momentos de cuidado. A iniciativa responde à baixa adesão feminina ao acolhimento institucional em Volta Redonda, mesmo diante do aumento da população feminina em situação de rua.

Os encontros, realizados na sala de atividades do Abrigo Municipal Seu Nadim, acontecem na última quarta-feira de cada mês, com duração de uma a duas horas. Durante as sessões, as participantes têm acesso a serviços como manicure, pedicure, cabeleireiro, profissionais de saúde e palestras, além de um lanche especial. O projeto também estimula o protagonismo feminino, permitindo que as próprias mulheres sugiram temas e atividades para os encontros.

A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio das secretarias de Saúde (SMS), de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) e de parceiros locais, como ONGs e empresas, que colaboram para ampliar o impacto do projeto. À frente do projeto estão as assistentes sociais Marlucy Cunha Ferreira do Nascimento, do Abrigo Municipal Seu Nadim, e Emelly Aline de Jesus Maia, assistente social e coordenadora do equipamento.

Fotos de divulgação/Smas.
Secom/PMVR

Pin It