
Cerimônia para entrega dos diplomas aconteceu nesta quarta-feira (12); iniciativa tem como objetivo promover a qualificação profissional e a reinserção social da população em situação de rua
Emoção, alegria e o sentimento de conquista marcaram a cerimônia de formatura de mais uma turma do projeto Cidadão VR nesta quarta-feira (12). A iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), em parceria com a Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), tem como objetivo promover a qualificação profissional para reinserção no mercado de trabalho de pessoas em situação de rua, atendidas pelo Centro Pop, Abrigo Seu Nadim, Casa de Passagem e pelo Serviço Especializado em Abordagem Social.
Os alunos concluíram o curso de auxiliar de construção civil após dois meses de aulas teóricas e práticas. Durante a cerimônia, realizada no auditório da Smas, os formandos receberam seus certificados e compartilharam histórias de superação e aprendizado. Para eles, o curso apresentou uma nova chance para recomeçar.
“Me deram essa oportunidade de fazer parte do curso. Há vários lugares que a gente vai e que eles nos ajudam a acreditar na gente e nos enchem de esperança. Para mim, significa muita coisa”, afirmou Arnaldo Manuel, de 56 anos, um dos formandos.
Arnaldo falou ainda a importância de compartilhar essa oportunidade com outras pessoas que passam pela mesma situação. “Eu me sinto como um exemplo para os amigos que estão na mesma condição que a minha, em vulnerabilidade social, se sentindo ninguém, se sentindo não aceito. Quando a gente acredita e vai buscar ajuda, percebemos que isso não é verdade. Eu me sinto especial e tento passar isso para os amigos, me sinto privilegiado em ser aceito. Passar para os amigos que a porta está ali, é só dar um passo e acreditar. Eu cheguei perto e uma porta se abriu para mim”, ressaltou.
Após a formatura, o maior sonho de Arnaldo é realizar sonhos pessoais que, através da oportunidade do projeto, renasceram. “Ter minha própria casa, desfrutar dos bens que o trabalho proporciona e visitar pessoas que eu deixei de visitar porque não queria incomodar, voltar até elas para servir como exemplo que não precisa desistir. Alguém desfez de você, mas outras pessoas te reconhecem. É mostrar que eu continuei acreditando”, finalizou.
União de esforços
A subsecretária de Assistência Social, Larissa Garcez, disse que o Cidadão VR é motivo de orgulho. “É uma união de esforços para fazer com que essa capacitação, para um público tão importante, tão prioritário para a Assistência Social, aconteça. Essa formatura é um destaque não só do desejo deles de se formarem e se capacitarem para o mercado de trabalho, como também um movimento nosso de capacitá-los e fazer essa busca de oportunidades. A gente entende que o trabalho é extremamente importante para essa transformação e virada de chave, e essa soma de esforços da Fevre e Secretaria de Assistência Social vem para unir e fazer essa mudança da realidade dos nossos assistidos”, disse.
Já a diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Smas, Mariana Pimenta, destacou a importância do projeto no processo de formação da confiança dos usuários. “A confiança neles vem através desse processo social que é feito a muitas mãos. A gente fica feliz com esse momento de formatura, e agora o desafio é fazer a inserção qualificada no mercado de trabalho, possibilitando esse processo de saída das ruas e esse pensamento, essa construção de novos projetos de vida”, afirmou.
Centro Pop oferece serviços gratuitos do Detran-RJ para usuários
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop Uhady Nasr, em parceria com o Detran-RJ (Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro), realizou nesta quarta-feira (12) uma ação de cidadania voltada à população em situação de rua e aos usuários dos serviços do Departamento de Proteção Social Básica, encaminhados pelos Cras (Centros de Referência em Assistência Social).
Durante a ação, foram oferecidos atendimentos voltados à emissão e regularização de documentos pessoais. Além disso, o Departamento de Vigilância Socioassistencial (DVS) fez o encaminhamento de usuários junto ao setor de Moradia Social.
Fotos formatura: Jean Alves/Smas
Fotos ação Centro Pop: Clara Preta/Smas
Secom/PMVR.
