
Evento mais inclusivo da região Sul Fluminense proporcionou integração, lazer e reforçou o sentimento de pertencimento de jovens e adultos com deficiência acolhidos pela unidade
Sorrisos, abraços e muita alegria marcaram o passeio dos moradores da Residência Inclusiva (RI) – unidade da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) – de Volta Redonda ao Natal da Cidadania, o evento natalino mais inclusivo da região Sul Fluminense. A visita à decoração e à Casinha do Papai Noel na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, e outros espaços da cidade proporcionou momentos especiais de integração, descontração e pertencimento, fortalecendo a autoestima e a sensação de cidadania de jovens e adultos com deficiência acolhidos pela unidade.
Durante a visita, os participantes puderam encontrar o Papai Noel, registrar fotos e participar das atividades natalinas, mergulhando no clima de celebração que envolve o evento e reforçando a importância da inclusão e da convivência social.
Segundo a coordenadora da RI, Flávia Roberta dos Santos Cardoso, passeios como este são fundamentais para o desenvolvimento social e emocional dos moradores. “Essas vivências ampliam horizontes, fortalecem vínculos e mostram que a inclusão acontece quando essas pessoas ocupam a cidade com dignidade”, destaca.
A diretora do Departamento de Proteção Especial (DPES) da Smas, Mariana Pimenta, reforça a importância das atividades externas. “Além de proporcionar momentos de lazer, os passeios e atividades fora da unidade promovem a inclusão social e fortalecem o sentimento de pertencimento dos moradores, permitindo que ocupem outros espaços da cidade de forma segura e acolhedora”, afirma.
“Esse é um compromisso do nosso governo: promover inclusão, cidadania e respeito à diversidade, garantindo que todos tenham acesso a experiências, como o Natal da Cidadania, que fortalecem o convívio social e a integração comunitária”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.
A Residência Inclusiva
A Residência Inclusiva (RI) é uma unidade da Secretaria Municipal de Assistência Social destinada exclusivamente a pessoas com deficiência. A RI funciona como instituição de acolhimento para jovens e adultos com deficiência física, motora, intelectual grave e média, além de pessoas com autismo, atendendo pessoas de 18 a 59 anos cujos vínculos familiares estejam rompidos e que não disponham de condições de autossustentabilidade, vítimas de violação de direitos ou maus-tratos. Os moradores são encaminhados pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
A RI está localizada no bairro Brasilândia, bairro escolhido por oferecer interação social, acessibilidade e tranquilidade, fatores essenciais para o bem-estar dos moradores. A unidade funciona 24 horas por dia e atende até 10 jovens e adultos, promovendo autonomia, inclusão social e convivência comunitária. O atendimento é individualizado, respeitando escolhas e rotina, e a unidade está inserida na comunidade, próxima a serviços e vizinhança.
Além de garantir moradia com dignidade, a RI oferece acompanhamento contínuo que inclui saúde, atividades esportivas e de lazer. A casa conta com três quartos, dois banheiros com acessibilidade e um para funcionários, sala de estar, sala de estudos e de jantar, cozinha, despensa, hall de entrada, área externa para serviço e jardim, proporcionando um ambiente acolhedor e estruturado para promover inclusão e bem-estar.
O espaço tem como objetivo principal garantir o direito à moradia com dignidade e inclusão, fortalecendo a qualidade de vida de jovens e adultos com deficiência que mais precisam.
Fotos de divulgação/Smas.
Secom/PMVR
