A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência disponibilizará transporte gratuito e exclusivo para o público PCD ir ao evento no dia 24 de maio, na Vila Santa Cecília. Inscrições começam segunda-feira (5)
A Prefeitura de Volta Redonda prepara uma edição inovadora do “Conexão Mega Cidadania e RJ para Todos” 2025, com ênfase na inclusão social e no acesso a direitos fundamentais para toda a população. Este ano, o evento, que acontecerá na Vila Santa Cecília, no dia 24 de maio, traz uma série de novidades e ações específicas para garantir que os grupos em situação de vulnerabilidade, incluindo as pessoas com deficiência (PCDs), tenham a oportunidade de acessar serviços e atividades essenciais, sem qualquer tipo de barreira.
Com uma trajetória consolidada como um dos maiores eventos de promoção de cidadania do município, o ‘Conexão Mega Cidadania e RJ para Todos’ oferece, de forma gratuita, serviços nas áreas de saúde, educação, orientação jurídica e cidadania, entre outros. A edição 2025, no entanto, marcará um novo patamar ao priorizar a acessibilidade e a inclusão das pessoas com deficiência, reafirmando o compromisso da gestão municipal em promover uma cidade onde todos possam desfrutar de seus direitos, independentemente de sua condição física ou social.
Para garantir que a distância não seja um obstáculo, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) disponibilizará transporte gratuito e exclusivo para o público PCD. A partir da segunda-feira (5), será possível agendar o transporte para a ida e volta ao evento, com horários de saída a partir das 7h da manhã. Os horários de retorno estão programados para 10h30 e 12h30, garantindo que todos tenham tempo para acessar os serviços e aproveitar a programação do evento com conforto e tranquilidade.
A reserva das vagas pode ser feita através dos seguintes canais de comunicação da SMPD: Instagram – @vr_smpd; WhatsApp (somente mensagens) – (24) 3511-3448; ou pelos telefones: (24) 3511-3448 / 3511-3449 / 3511-3436.
O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, reforça que o transporte será exclusivo para o público PCD e que o agendamento deve ser feito diretamente com a equipe da SMPD. Ele também destaca que esse serviço é diferente do Ônibus Tarifa Comercial Zero, que possui uma dinâmica própria.
"A inclusão é o caminho para uma cidade mais justa e igualitária. Estamos empenhados em garantir que todos, sem exceção, possam ter acesso aos serviços e à cidadania. O ‘Conexão Mega Cidadania e RJ para Todos’ 2025 será um marco nesse processo. Nosso objetivo é garantir que todos os cidadãos de Volta Redonda, especialmente aqueles com deficiência, tenham acesso a serviços essenciais e a oportunidades de transformação social. A inclusão é um direito de todos, e essa edição do evento será um marco na construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos" afirmou o secretário.
Fotos de divulgação – Secom/PMVR.