Viagem ocorreu nesta quarta-feira (7), com a participação de 130 idosos do grupo de convivência do bairro Volta Grande, ligado à Secretaria de Assistência Social

 

Nesta quarta-feira (7), o grupo de convivência da terceira idade do bairro Volta Grande, em Volta Redonda, teve a oportunidade de desfrutar de uma viagem para Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, em São Paulo. O município, conhecido como "Suíça Brasileira" – devido a sua arquitetura europeia e clima ameno –, foi o destino escolhido para este passeio, o último do ciclo de viagens promovido pela prefeitura, por meio do programa “Viva a Melhor Idade”, com idosos atendidos pelas secretarias de Assistência Social (Smas), de Esporte e Lazer (Smel), além da Academia da Vida Oscar Cardoso.

O embarque do grupo atendido pela Smas ocorreu na Praça Sávio Gama, no Aterrado, com três ônibus partindo rumo a Campos do Jordão, levando 130 participantes dessa edição. No total, a Secretaria de Assistência Social realizou 24 viagens ao longo do ano, atendendo mais de 4 mil idosos dos 68 grupos de convivência da cidade. Somando as ações realizadas pela Secretaria de Esporte e Lazer e os grupos da Academia da Vida, cerca de 10 mil idosos de Volta Redonda foram beneficiados por essa iniciativa.

A secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, enfatizou o impacto positivo dessas ações. "Participar dos grupos de convivência é uma forma de promover a saúde física e mental dos idosos, além de fortalecer os laços sociais. Para muitos deles, essas viagens representam não apenas uma oportunidade de lazer, mas também um incentivo à participação ativa nas atividades da cidade. A satisfação que vemos nos rostos de cada um é o que nos motiva a continuar com essas iniciativas. A viagem para Campos do Jordão, assim como as anteriores para Teresópolis e Caxambu, é uma forma de agradecer aos nossos idosos pelo engajamento e dar-lhes momentos de lazer e novas experiências, sempre visando o bem-estar deles."

Quem estava animada no embarque para viajar era dona Lília Soares Victor, 60 anos, moradora do bairro Volta Grande e participante da dança de salão. “Essa é a primeira vez que participo da viagem e estou ansiosa para chegar em Campos do Jordão. Sempre ouvia minhas amigas falarem desse passeio e agora chegou a minha vez. Vou aproveitar muito.”

Já a dona de casa Rosângela Bafa, 78 anos, moradora do Monte Castelo e integrante do grupo de “Experiência e Esperança”, está indo pela segunda vez na viagem. “Há muito tempo participei de uma viagem e agora estou indo novamente. Estou na expectativa de que seja tranquila e o passeio maravilhoso. Quero conhecer a cidade e aproveitar todas as atividades que foram programadas para nós.”

Programação especial em Campos do Jordão

Durante a estadia em Campos do Jordão, os participantes ficam hospedados no aconchegante Hotel Estoril, que oferece todas as comodidades necessárias para o conforto da Melhor Idade. O grupo é recebido com um delicioso almoço, e o restante do dia fica livre para que os idosos possam explorar a cidade e suas belezas naturais, especialmente o charmoso bairro de Capivari.

O centro turístico, repleto de lojas, cafeterias, chocolaterias e a famosa cervejaria Baden Baden, oferece uma experiência única para quem visita. Um dos pontos altos é o Boulevard Geneve, uma viela coberta por guarda-chuvas coloridos e iluminados, que encanta a todos.

Para encerrar o dia, os participantes podem relaxar em um chá da tarde, seguido de um animado bingo e baile com música ao vivo e buffet de autosserviço.

Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.

Pin It