Evento com serviços e participação da Secretaria de Assistência Social foi realizado com o objetivo de fortalecer comunidade em situação de vulnerabilidade

 

O Centro Comunitário Irmã Elizabeth Alves, situado no condomínio do programa “Minha Casa Minha Vida”, no bairro Roma, em Volta Redonda, foi o palco nesta semana de uma ação intersetorial de grande relevância, promovendo a integração da comunidade com uma série de parceiros locais e instituições. A atividade, que contou com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social, visou estreitar vínculos, ampliar o acesso aos serviços e fortalecer a rede de apoio à população em situação de vulnerabilidade social.

A grande atração do dia foi a visita do doutor em Saúde Coletiva, presidente da Comissão de População e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU) e representante da Fiocruz no plano integrado de saúde nas favelas do estado do Rio de Janeiro, Richarlls Martins. Sua presença reforçou o compromisso com a implementação de políticas públicas eficazes e com a promoção do desenvolvimento social e da inclusão.

A programação do evento incluiu diversas atividades voltadas para o bem-estar da comunidade, como a Brinquedolândia – espaço lúdico para as crianças; e uma oficina de teatro promovida pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Além disso, representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Fundação Beatriz Gama (FBG) e da Casa da Criança e do Adolescente marcaram presença, oferecendo serviços de saúde, assistência e apoio à infância e adolescência.

A secretária de Assistência Social, Rosane Marques, ressaltou a importância da colaboração entre as diferentes esferas de governo, organizações sociais e a própria comunidade para a promoção de políticas públicas inclusivas.

"O município tem se empenhado em garantir que todos, especialmente os mais vulneráveis, tenham acesso aos serviços essenciais e à dignidade. Estamos construindo uma rede de proteção social robusta, que vai além da assistência e se reflete em oportunidades de desenvolvimento humano", afirmou Rosane Marques.

O evento também serviu como um momento de escuta ativa, onde a população local teve a oportunidade de dialogar diretamente com os profissionais de diversas áreas e expressar suas demandas e expectativas para o futuro. Essa troca é um ponto fundamental para a construção de políticas públicas mais assertivas e alinhadas às reais necessidades da comunidade.

A presença de Richarlls Martins, além da colaboração das organizações locais, demonstra o compromisso da cidade em alcançar uma agenda global de inclusão social e desenvolvimento sustentável, respeitando os princípios dos direitos humanos e buscando promover igualdade de oportunidades para todos, independentemente de sua condição social ou geográfica.

Sobre o Centro Comunitário Irmã Elizabeth Alves

O Centro Comunitário Irmã Elizabeth Alves é uma das principais referências no condomínio do programa “Minha Casa Minha Vida” no bairro Roma. O espaço oferece atividades culturais, educacionais e de assistência social para a comunidade, com o objetivo de promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida dos moradores da região.

Fotos de divulgação – Secom/PMVR.

Pin It