Projeto, fruto da parceria entre Prefeitura, Governo do Estado e UniFOA, ocorreu na manhã deste sábado, dia 24, na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília
Com o objetivo de oferecer serviços gratuitos à população de Volta Redonda, o “Conexão Mega Cidadania” ocorreu neste sábado, dia 24, das 8h às 13h, na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília. A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda (PMVR), o UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, que esteve presente com o programa RJ Para Todos.
Por meio de suas diversas secretarias, a prefeitura disponibilizou uma série de serviços essenciais à população. Entre as novidades deste ano, estiveram a circulação dos ônibus do Tarifa Zero durante o evento, além de ações voltadas à Melhor Idade e atividades em alusão ao “Maio Laranja” – mês de conscientização e prevenção contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Já o UniFOA contribuiu com atendimentos de saúde e orientações jurídicas, enquanto o Governo do Estado do Rio de Janeiro trouxe toda a estrutura do programa RJ Para Todos, oferecendo serviços como agendamento e emissão da 1° e 2° via do RG, habilitação para casamento, expedição da Carteira de Trabalho Digital, além de atendimento do Detran-RJ (Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro) , Fundação Leão XIII, Carreta do Trabalhador e Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor).
O deficiente visual, Fernando Vieira, 65 anos, aproveitou para retirar uma segunda via da sua identidade.
“O evento me motivou a atualizar o documento. Estava há muito tempo querendo fazer isso, e com este projeto, não perdi tempo. Fiz o cadastro e vou pegar o RG no Detran dia 26”, disse ele, que levou a filha Isabele para também renovar a identidade.
Diversão e cidadania para toda a família
A Prefeitura de Volta Redonda ofereceu uma ampla gama de serviços, incluindo corte de cabelo gratuito, emissão da Carteira do Idoso, atualização do Cadastro Único (CadÚnico), orientação jurídica através do projeto Advogado Social, além de ações culturais e de lazer para todas as idades, entre outras atividades. Os visitantes também puderam levar para casa mudas de plantas nativas da Mata Atlântica. A aposentada Célia Gonçalves Suhett, 76 anos, aproveitou para pegar uma muda de maracujá. “Vou levar para a minha chácara no Retiro. Fui bem atendida e rapidamente”, elogiou.
O Conexão Megacidadania teve ainda uma feira de artesanato e, para as crianças e o público em geral, um palco dedicado à diversão, com área de recreação; shows com personagens infantis e peças de teatro; apresentação do projeto Ballet Educação; aulão de ginástica; show ao vivo com a cantora Helen Reis; e as apresentações da Banda Municipal e da Banda Marcial da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), do projeto Volta Redonda, Cidade da Música.
“Vim aproveitar o evento e ver a minha filha Sofia tocar na Banda da Fevre. Estou muito orgulhosa de ver que em cerca de dois anos, ela evoluiu muito. Este projeto da Banda estimula a criança e trabalha a mente dela”, disse a mãe da garota, Elisa de Carvalho Curty Ferreira.
O evento também recebeu o projeto Biblioteca Sobre Rodas; emissão de cadastro do Ministério do Turismo; matrículas para EJA (Educação de Jovens e Adultos); oficinas de grafite e robótica; agendamento de castração para cães e gatos e feira de adoção de animais; distribuição gratuita de cachorro-quente saudável preparado em um ônibus por alunos do curso de Nutrição do Unifoa; conscientização sobre doação de sangue; escovódromo e orientação sobre higiene bucal; além do apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, levando informações sobre a Patrulha do Idoso, entre outros serviços.
Ainda na praça, crianças e adultos puderam ser imunizadas contra a gripe. As crianças também se vacinaram contra a meningite e o HPV. “Aproveitei para tomar a vacina contra a gripe, aqui perto de casa. Minha vizinha me falou que teria este serviço aqui na Praça Brasil”, disse a aposentada, Maria Auxiliadora Ferreira da Silva, 87 anos, que mora na Vila Santa Cecília.
As pessoas com deficiência aproveitaram os serviços e orientações prestadas pela Secretaria Municipal da Pessoa Com Deficiência.
“Oferecemos o abafador de ouvido para as crianças autistas, cordão do girassol, que identifica deficiências não visíveis, instruímos sobre o cadastro de pessoas com deficiência no Censo que a secretaria está realizando e oferecemos assessoria jurídica e ônibus gratuito para os PCDs que quiseram vir participar do projeto”, disse o secretário da pasta, Washington Uchôa, ressaltando que foram atendidas cerca de 100 pessoas.
Primeiro ‘Conexão Mega Cidadania de 2025’
O gestor do Banco da Cidadania, Ricarbo Ballarini, lembrou que o evento esteve maior e mais bem estruturado.
“Além dos parceiros como o Estado e a Unifoa, o Mega Cidadania agregou o Sesi e a TV Rio Sul, carros antigos, os Falcões de Aço e muitas outras entidades que não participavam. As pessoas tiveram a chance de encontrar no mesmo lugar serviços essenciais, diversão e o principal, tivemos uma equipe preparada para dar as devidas orientações para as pessoas”, destacou Ballarini.
O evento foi apoiado pelo deputado estadual, Munir Neto, que é o grande motivador dos projetos sociais do município.
“O Conexão Mega Cidadania está alcançando o seu objetivo de levar ações de qualidade para a população. É a união de três potências, Prefeitura, Estado e UniFOA. Tivemos a integração de todas as secretarias municipais, o Unifoa, com o ônibus da Nutrição, departamento jurídico, serviços de enfermagem, escovódromo, e o Estado veio com o RJ Para Todos, com o Detran-RJ fazendo a carteira de identidade, a Fundação Leão XIII oferecendo gratuidade na documentação e a carreta do trabalhador oferecendo emprego, fazendo a carteira profissional digital, além de auxiliar as pessoas a entrarem no Seguro Desemprego. Quem ganhou com o evento foi a população de Volta Redonda”, ressaltou Munir.
O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, passou pela praça e acompanhou o evento.
“É um sucesso total. A parceria com o UniFOA, com o Governo Estado e com o deputado Munir é motivo de muita alegria. Parabenizo a todos os envolvidos pela realização de um evento maravilhoso como este. Fico muito feliz com este resultado. Um projeto bem organizado que considero uma conquista para a nossa cidade”, falou Neto.
Fotos de Adriana Cópio.
Secom/PMVR.