Encontro promoveu o fortalecimento da atuação integrada dos municípios para o aprimoramento da Política Pública de Assistência Social – Suas na região
Volta Redonda sediou nesta segunda-feira, dia 26, o II Encontro de Gestores da Assistência Social do Médio Paraíba. O evento reuniu gestores e profissionais da área para discutir e pactuar estratégias voltadas ao aprimoramento da Assistência Social na região.
Participaram do encontro representantes de dez municípios do Médio Paraíba. Além de Volta Redonda, estiveram presentes gestores de Barra Mansa, Rio das Flores, Quatis, Resende, Itatiaia, Porto Real, Rio Claro, Pinheiral, Piraí e Barra do Piraí. A participação expressiva demonstra a importância do evento para o fortalecimento da rede de Assistência Social na região.
O principal objetivo do encontro foi fortalecer a Política Pública de Assistência Social, promover a troca de experiências e debater os desafios comuns enfrentados pelos gestores. Durante o evento, foram abordados temas cruciais para a implementação de ações mais eficazes na área, com foco na ampliação dos serviços socioassistenciais e na elaboração de propostas, junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, para cofinanciamento.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, o evento consolidou-se como uma importante ferramenta para fortalecer a atuação dos municípios na área, além de ser fundamental para o aprimoramento do atendimento à população em situação de vulnerabilidade social.
“Este encontro é uma oportunidade única para fortalecer a rede de Assistência Social e promover ações integradas entre os municípios, inclusive com a representatividade da região Médio Paraíba junto à Comissão Intergestores Bipartite (CIB), e suas necessidades", destacou Rosane Marques.
A subsecretária de Assistência Social, Larissa Garcez, ressaltou que a presença de dez municípios no encontro fortalece a região do Médio Paraíba, além de impulsionar as discussões sobre o fortalecimento do Suas em todo o estado.
“Esse é um momento ímpar, no qual foram discutidas pautas como a implantação de um fórum técnico na região; uma questão importantíssima, que é a regionalização das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e das Residências Inclusivas (RI), com o cofinanciamento do Estado; além da participação dos municípios no fortalecimento das conferências que estão acontecendo”, destacou Larissa.
Fotos de divulgação – Secom/PMVR