Abertura da IX Olimpíadas Especiais das Apaes do RJ reafirma Volta Redonda como cidade do esporte inclusivo no estado
Cerimônia aconteceu nessa quinta-feira, dia 3, no Clube Comercial; competição contará com a participação de 400 atletas e irá até domingo (6)
Volta Redonda é mais uma vez a capital do esporte inclusivo no estado do Rio de Janeiro. A cidade é a seda da IX edição das Olimpíadas Especiais das Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do Rio de Janeiro, evento realizado pela Feapaes-RJ (Federação da Rede das Apaes do Estado do Rio de Janeiro), em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda – via Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) –, a Apae de Volta Redonda, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e com o apoio da Capemisa Capitalização e da Sollo. A cerimônia de abertura da competição aconteceu na noite dessa quinta-feira, dia 3, no Clube Comercial, e contou com o desfile das delegações participantes, apresentação da Fanfarra da Apae-VR e o acendimento da Pira Olímpica.
Ao todo, 400 atletas de todo o estado do Rio irão competir entre sexta-feira (4) e domingo (6) em oito modalidades: atletismo, natação, futsal, bocha, capoeira, futebol de 7, tênis de mesa e ping-pong. As disputas irão acontecer na Arena Esportiva Nicolau Yabrudi (Seu Nula), no Voldac; ginásio do bairro Santo Agostinho; e no Miniestádio e Parque Aquático da Ilha São João. Os vencedores da etapa estadual representarão o Rio de Janeiro na XXIV Olimpíada Nacional das Apaes, marcada para dezembro, em Brasília-DF.
“É um orgulho para Volta Redonda ser mais uma vez a capital do esporte inclusivo no estado do Rio. Tenho certeza de que teremos três dias de muita emoção e grandes vitórias, porque todos aqui são campeões. Parabéns aos organizadores de mais uma Olimpíadas da Apaes e boa sorte aos competidores”, destacou o prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto.
A secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, também deu boas-vindas para as delegações e destacou que Volta Redonda está feliz em receber a Olimpíadas das Apaes.
“Tudo foi preparado com o maior carinho para vocês, toda a equipe da Smel está à disposição, e tenho certeza de que será um grande evento. Vocês vieram aqui para ganhar medalha, sim, porque vocês são capazes, eficientes. Viva o esporte, viva Volta Redonda, e esta será a melhor delegação do estado do Rio na nacional em Brasília”, disse Rose.
Parceria de sucesso
O presidente da Feapaes-RJ, Luís Valério, agradeceu a parceria da Prefeitura de Volta Redonda na organização do evento e desejou uma boa competição para os atletas.
“Todos que estão aqui já são vitoriosos, porque sei o quanto é difícil você ser uma pessoa com deficiência e ter apoio. E quando alguém olha para você e te apoia, isso nos faz mais fortes. Temos que quebrar esta barreira de coitadinho, de isso e aquilo. Vocês são capazes, e aqui estão os melhores representando todo o nosso estado. Agradeço à Prefeitura de Volta Redonda e a Smel pela parceria e acolhimento do evento. E aos atletas, muita sorte para vocês e uma excepcional competição para todos”, afirmou. O deputado estadual Munir Neto, que foi um dos responsáveis pela articulação para que Volta Redonda recebesse as Olimpíadas Especiais, esteve presente na abertura da competição e parabenizou a todos os profissionais envolvidos no evento.
“Quando a Feapaes escolheu Volta Redonda para sediar a Olimpíadas das Apaes, acertaram na mosca, porque se estamos falando de inclusão no esporte, Volta Redonda é referência nesta área. Temos aqui a Olimpede, que faz parte do calendário oficial do município e agora também no do estado do Rio, por meio de uma lei de minha autoria. Parabéns a todos os organizadores do evento, ao time da Smel e boa sorte aos atletas”, afirmou o deputado.
Fotos: Cris Oliveira – Secom/PMVR