Volta Redonda recebe Carreta Gamer com jogos gratuitos na Ilha São João
Projeto ‘Conexão eSports’ oferece experiência imersiva com jogos digitais para crianças e jovens de 6 a 17 anos, com entrada gratuita
Volta Redonda está recebendo a Carreta Gamer do projeto “Conexão eSports”, que está estacionada na Ilha São João, de frente para o miniestádio. A estrutura itinerante permanecerá na cidade até o próximo dia 16, oferecendo uma experiência gratuita no mundo dos jogos eletrônicos para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.
Transformada em uma Lan House móvel, a carreta é equipada com diversos computadores de última geração e acesso a jogos famosos como “Fall Guys”, “FC 24” (futebol) e “Rocket League”. A proposta é, além de entreter, estimular o raciocínio lógico, a estratégia, o trabalho em equipe e o interesse pelo universo dos eSports, um campo crescente dentro da tecnologia e da educação.
O horário de funcionamento da carreta é o mesmo todos os dias, de segunda a domingo: das 9h às 13h, com pausa para o almoço, retornando das 15h às 19h. A entrada é por ordem de chegada, sem necessidade de inscrição prévia, mas é preciso apresentar nome completo e data de nascimento da criança. Grupos escolares ou de instituições podem participar mediante coordenação prévia, com entrega da lista de participantes e acompanhamento de um professor ou responsável técnico. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 98896-6345.
Todo o espaço é monitorado por profissionais que auxiliam as crianças durante os jogos e controlam o ambiente com sistemas de filtragem e rede de comunicação interna, garantindo uma experiência segura, controlada e adequada à faixa etária. Os monitores estão atentos aos limites de acesso e orientam o uso responsável da tecnologia.
Acessibilidade e inclusão são prioridades do projeto. De acordo com Guilherme Bordão, produtor do evento, a carreta foi planejada para atender crianças com diferentes perfis e necessidades.
“Aqui dentro temos um elevador de acessibilidade para cadeirantes. Como somos um evento de tecnologia voltado para games, sempre tentamos adaptar a experiência à realidade das crianças – seja no espectro autista ou com alguma dificuldade psicomotora. Além de acompanhar e auxiliar essas crianças durante os jogos, também permitimos que elas acessem vídeos, desenhos e outros conteúdos que consigam interagir com autonomia. A ideia é adaptar o projeto à realidade de cada criança”, explicou.
A secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, destacou a importância da ação para a cidade.
"Estamos muito felizes em receber a Carreta Gamer em Volta Redonda. É uma oportunidade incrível para nossas crianças e jovens explorarem o mundo dos jogos de forma educativa, inclusiva e segura. A Ilha São João vai se transformar em um ponto de encontro para diversão, aprendizado e novas amizades", afirmou.
A ação está sendo divulgada de forma integrada pelas secretarias municipais, incluindo Esporte e Lazer (Smel), Educação (SME), Assistência Social (Smas), Juventude (Sejuv) e Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet), com o objetivo de ampliar o acesso à iniciativa e envolver escolas, projetos sociais e instituições da cidade. Mais do que uma proposta de entretenimento, a carreta reforça o uso do eSport como uma alternativa saudável e tecnológica de lazer e inclusão digital, especialmente em períodos de férias escolares.
Foto de divulgação – Secom/PMVR