Secretaria de Esporte e Lazer de Volta Redonda tem vagas abertas para aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres

Projeto ‘Mulheres no Tatame’ acontece no Ginásio do bairro 249, às terças e quintas-feiras

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) de Volta Redonda tem vagas abertas para as aulas gratuitas de defesa pessoal, que acontecem às terças e quintas-feiras, às 10h e às 11h, no Ginásio Poliesportivo Abraham Medina, na Avenida Europa, bairro 249. O projeto “Mulheres no Tatame” tem como objetivo dar ferramentas para mulheres e meninas, a partir de 12 anos de idade, para que elas saiam da zona de perigo da violência. Atualmente, 20 alunas participam do projeto.

A professora Perla Moura, responsável pelo projeto, é especialista em defesa pessoal, além de faixa preta de Krav Magá e kickboxing. “A autodefesa vai muito além de aprender golpes ou técnicas de combate. Ela é uma ferramenta essencial para a segurança e autonomia, especialmente para meninas e mulheres que enfrentam um cenário de violência preocupante. Saber se defender pode ser a diferença entre escapar de uma situação de risco ou se tornar uma vítima”, falou.

As aulas são pensadas para atender às necessidades das mulheres, com foco na defesa pessoal instintiva. “Utilizo técnicas do sistema Krav Magá Red (KMRED), que trabalha reações rápidas, práticas e voltadas para situações reais de risco. Além das técnicas físicas, também abordamos aspectos emocionais, como o controle do medo, a tomada de decisão sob pressão e a autoconfiança”, explicou Perla, ressaltando que o ambiente das aulas é acolhedor, seguro e respeitoso, o que ajuda muito na permanência de quem participa ativamente.

A secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda, Rose Vilela, acredita que aprender defesa pessoal é uma das formas de escapar da violência contra a mulher – rotineira, infelizmente, no país. “Além do aspecto físico, a autodefesa fortalece a autoconfiança, melhora a postura e a percepção de perigo, permitindo que as mulheres identifiquem e evitem ameaças antes que se tornem agressões. Empoderar mulheres por meio da autodefesa é dar a elas a capacidade de se proteger e viver com mais liberdade e segurança”, disse.

Inscrições

Para se inscrever nas aulas de defesa pessoal no Ginásio do bairro 249, basta comparecer no local e horário dos treinos e procurar a professora Perla. É necessário apresentar documento de Identidade e CPF, comprovante de residência em Volta Redonda, uma foto 3x4 e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Fotos de divulgação – Secom/PMVR.

Pin It