Capacitação para atuar ao lado de corredores com deficiência visual tem parceria da Escola Especializada Hilton Rocha e da equipe de corrida Coração de Aço
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) de Volta Redonda está com inscrições abertas para o curso de Atleta-Guia. A iniciativa tem parceria com a Escola Municipal Especializada Dr. Hilton Rocha, voltada para deficientes visuais, e da equipe de corrida Coração de Aço. As inscrições estão abertas até esta sexta-feira, dia 30, pelo perfil da secretaria no Instagram: @smel_vr.
As aulas teóricas e práticas vão acontecer nos dias 3 (terça-feira), 5 (quinta-feira) e 10 (terça-feira) do mês de junho, na Arena Esportiva Nicolau Yabrudi (Seu Nula), no bairro Voldac. As inscrições estão abertas até esta sexta-feira, dia 30, pelo perfil da secretaria no Instagram: @smel_vr.
Estão disponíveis 60 vagas, que serão distribuídas em duas turmas com 30 alunos cada. Uma pela manhã e outra à tarde. Os interessados devem ter mais de 18 anos. O atleta-guia corre ou compete ao lado de atletas com deficiência visual, garantindo segurança, ritmo e orientação durante os treinos e provas. No caso do curso da Smel, a capacitação será voltada para corrida de rua.
Depois de capacitados, a primeira corrida será com alunos da Escola Hilton Rocha, cegos e com baixa visão, que vão passar por essa experiência com os novos Atletas-Guia.
“Atuar como atleta-guia é uma experiência única de inclusão, superação e conexão humana”, explicou o profissional de Educação Física, Carlos Alberto Cruz Gonçalves, responsável pelo curso. Ele atua na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer como professor de atletismo na arena esportiva, trabalhando com atletas com e sem deficiência.
De acordo com a secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda, Rose Vilela, as aulas para formação de atletas-guia fazem parte de mais uma importante iniciativa para promover a inclusão no esporte.
“Volta Redonda, que é destaque nacional na inclusão dentro do esporte com a realização da Olimpede (Olimpíada da Pessoa com Deficiência), que em 2025 acontece nos dias 29, 30 e 31 de agosto, com esse curso dá mais um passo para ampliar a participação dos atletas PCDs (pessoas com deficiência) em competições esportivas”, afirmou Rose.
Foto de arquivo – Secom/PMVR.