Volta Redonda: Neto participa do lançamento do programa ‘Agora Tem Especialistas’
Iniciativa do Governo Federal busca reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados na área da saúde
O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, participou na manhã desta sexta-feira (8) do lançamento regional do programa “Agora Tem Especialistas”. O evento, organizado pelo Cismepa (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba), aconteceu em Barra Mansa, no auditório do Sest/Senat.
Representando o Ministério da Saúde, coube a Rodrigo Oliveira apresentar as diretrizes para a adesão dos municípios ao programa. Diretor do Departamento de Estratégias para Expansão e Qualificação da Atenção Especializada à Saúde, Rodrigo tem percorrido o Brasil para explicar o funcionamento do “Agora Tem Especialistas”.
O programa
O “Agora Tem Especialistas” é uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Governo Federal, que tem como principal objetivo reduzir o tempo de espera por atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS).
A ação busca promover um atendimento mais ágil e eficiente para a população. Nesse sentido, o governo destaca pelo menos dez eixos centrais do programa:
– Autorizar o Governo Federal a prestar atendimento especializado em apoio a estados e municípios;
– Ampliar os turnos de atendimento nas redes de saúde pública e privada;
– Ofertar exames, consultas e cirurgias do SUS nas unidades privadas, por meio de novos mecanismos;
– Reduzir o tempo de espera por consultas e exames com especialistas, utilizando o Telessaúde;
– Consolidar a maior rede pública de prevenção, diagnóstico e controle do câncer;
– Garantir a formação de profissionais e, assim, disponibilizar mais especialistas na rede;
– Levar unidades móveis (carretas) e mutirões de saúde para regiões desassistidas;
– Comunicar e monitorar o atendimento e o tempo de espera dos pacientes;
– Fortalecer a atenção primária e agilizar o atendimento especializado;
– Envolver gestores estaduais e municipais, especialistas e usuários.
Um dos pontos que mais chamaram a atenção dos prefeitos que estiveram presentes foi a possibilidade de o Governo Federal intermediar a contratação de profissionais e serviços da rede privada por meio da compensação de dívidas com os entes federativos. Os prefeitos relataram dificuldades comuns na contratação de determinadas especialidades médicas, principalmente pela falta de competitividade dos governos municipais em relação à rede privada.
“Somos gratos por esta iniciativa, principalmente por abrir espaço para uma ampla discussão sobre um dos maiores problemas que enfrentamos na administração municipal. Temos que aproveitar essa oportunidade, pois quem será beneficiado é aquele cidadão que mais precisa”, afirmou Neto.
O prefeito esteve acompanhado da secretária municipal de Saúde, Márcia Cury, que levou toda a equipe da atenção especializada para conhecer e participar do programa.
Além de Neto, participaram do lançamento os prefeitos de Barra Mansa, Luiz Furlani; de Piraí, Luiz Fernando Pezão; de Rio Claro, Babton Biondi; além de representantes de todas as cidades do Médio Paraíba.
Fotos de divulgação.
Secom/PMVR