
Município do Sul Fluminense se destaca em educação e transparência e conquista o 3º lugar nacional em índice que mede a eficiência do gasto público
Volta Redonda acaba de alcançar um dos melhores desempenhos do país na conversão de impostos em qualidade de vida. De acordo com o Retornômetro – novo índice nacional desenvolvido pela Assertif (empresa especializada em soluções tecnológicas com mais de 23 anos de experiência) –, o município do Sul Fluminense ocupa o 3º lugar entre 396 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, somando 631,5 pontos em eficiência de gestão pública. O ranking é liderado por Osasco (SP), com 783,3 pontos, seguida por São Paulo (SP), com 640,4.
O objetivo do índice é fornecer um diagnóstico comparativo para apoiar gestores, pesquisadores e cidadãos na busca por uma gestão mais eficiente e transparente. A ferramenta inédita avalia como os municípios transformam a arrecadação tributária em resultados nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, emprego e governança, e a pontuação combina dados de fontes oficiais, dentre elas o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e os ministérios da Educação e da Saúde, divididos em três eixos principais.
O primeiro é o Eixo Viver, que analisa o fator Qualidade de Vida, contemplando saúde, educação básica, infraestrutura urbana e segurança. O Eixo Prosperar, relacionado à Desenvolvimento Econômico, avalia economia, educação profissional, inovação e capital humano. E completando a lista tem o Eixo Governar, no qual são analisados eficiência fiscal, transparência, custos administrativos e ambiente de negócios.
Cada cidade recebeu uma nota de 0 a 1.000, indicando sua eficiência relativa na aplicação dos recursos públicos. A média nacional ficou em 481,2 pontos, o que evidencia o bom desempenho de Volta Redonda – 31% acima da média brasileira. Além disso, dentre os três primeiros colocados, o município foi que conquistou a maior avaliação no Eixo Governar – Volta Redonda (0,704); São Paulo (0,681); Osasco (0.550).
“O sentimento é de certeza que estamos no caminho certo, trabalhando em prol da população de Volta Redonda. Desde que retornei à prefeitura, em 2021, enfrentamos desafios para recuperar a cidade, unimos esforços, resgatamos antigas e estabelecemos novas parcerias, e os números retratam o quanto conseguimos avançar para melhorar a qualidade de vida em nossa cidade. Sabemos que ainda temos mais a fazer, e vamos seguir em frente para tornar Volta Redonda a cidade que todos sonhamos viver”, destacou o prefeito Antonio Francisco Neto.
Bom trabalho também é atestado por outras instituições
A comprovação do retorno do dinheiro público como benefício para a população se deve ao trabalho da administração municipal, que também foi destaque em avaliações de outras instituições. Uma delas é a Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), que em setembro atestou a evolução e estabilidade do governo municipal, apontando Volta Redonda com nível de excelência no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF).
O IFGF é composto pelos indicadores de Autonomia, Gastos com Pessoal, Investimentos e Liquidez. Com índice geral de 0,8433, o governo municipal sob a gestão do prefeito Antonio Francisco Neto conquistou nota máxima em três dos quatro indicadores (Autonomia; Gastos com Pessoal; e Liquidez), ficando acima da média nacional (0,6531, considerada boa) e na quarta posição no estado do Rio, além de apresentar uma evolução no ranking dos últimos anos.
Em agosto, o Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado pelo CLP (Centro de Liderança Pública) e que mede a capacidade dos municípios em gerar bem-estar para a população, mostrou que Volta Redonda subiu uma posição no estado em relação à edição do ranking do ano passado, passando de 6º para 5º lugar.
Analisando indicadores de segurança, saúde, entre outras áreas, o destaque ficou por conta da Qualidade da Educação. O município ficou, inclusive, em 1º no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em relação aos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental; e em 3º com relação aos anos iniciais (1º ao 5º).
Volta Redonda ainda conquistou melhora em pilares como Saneamento Básico, ficando em 1º no estado em relação aos indicadores de Cobertura na coleta de esgoto e de resíduos domésticos, além da destinação do lixo; e subindo posições nos indicadores de cobertura do abastecimento de água e tratamento de esgoto.
O município também se destacou na Escala Brasil Transparente, indicador da Controladoria-Geral da União que mede o grau de abertura e acesso às informações públicas, posicionando-se entre as gestões mais transparentes do estado do Rio de Janeiro.
“Volta Redonda sempre foi referência na região, no estado e até no país, seja na assistência social, educação, saúde, segurança pública, e cada vez mais esse papel de destaque é comprovado por instituições sérias, atestando um trabalho que preza pelo bem-estar da nossa população”, afirmou o prefeito.
Fotos: Divulgação.
Secom/PMVR.
