Praça, na bifurcação das ruas 93-C e 93-D, ganhou o nome do morador do local, Renato Santini

A Prefeitura de Volta Redonda entregou, na noite dessa sexta-feira, dia 14, a revitalização de uma área de convivência na Vila Santa Cecília. A Praça de Lazer Renato Santini fica na bifurcação das ruas 93-C e 93-D e homenageia o morador do local, falecido em junho de 2017 aos 75 anos.

Durante a cerimônia, o prefeito Antonio Francisco Neto destacou a importância da homenagem. “Sempre tive uma gratidão muito grande por tudo que o Renato Santini me ajudou. Quando iniciei minha loja de material esportivo, ele foi a primeira pessoa que me estendeu a mão. Renato foi uma pessoa maravilhosa, de caráter único, e merece todas as homenagens. A primeira praça que inaugurarmos com espaço de basquete ou futebol vai levar o nome dele”, disse o prefeito.

O deputado estadual Munir Neto também ressaltou o legado do homenageado. “É um momento muito importante para Volta Redonda. Essa homenagem ao Renato tardou, mas não falhou. Ele contribuiu imensamente para o desenvolvimento da cidade e para o crescimento do esporte. Foi o secretário de Esportes que impulsionou a evolução esportiva de Volta Redonda e sempre foi apaixonado pelo que fazia”, ressaltou o deputado.

Carlos Roberto Paiva, ex-vice-prefeito, lembrou como a ideia da homenagem surgiu. “Essa ideia nasceu numa conversa informal com o prefeito Neto sobre figuras importantes do esporte em Volta Redonda. Renato Santini sempre esteve entre esses nomes. Ele morou muitos anos aqui na 93-C, e todos o conheciam e admiravam. Era uma pessoa maravilhosa, um amigo leal, que nunca será esquecido”, disse Paiva.

Renato Santini trabalhou na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), onde aposentou; foi secretário municipal de Esporte e Lazer, na administração do prefeito Marino Clinger; dirigiu a 6ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), órgão estadual do trânsito que executa os serviços do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) em municípios do interior de um estado; se dedicou por mais de duas décadas ao Clube dos Funcionários, foi diretor de Esportes, Financeiro e Administrativo, vice-presidente e presidente, por dois mandatos. Também presidiu o Clube de Bocha de Volta Redonda.

A viúva, Edna Santini, agradeceu a homenagem. “É só gratidão. Renato foi um homem caridoso, idealista e apaixonado pelo esporte. Tinha um carinho especial pelas quadras da cidade, sempre se esforçando para dotá-las com materiais esportivos. Ver essa praça levar o nome dele é muito emocionante. Agradeço a todos que vieram e a todos que lembraram dele com tanto amor”, agradeceu a viúva emocionada.

Reforma na praça atende a pedido dos moradores

A reformulação da área de lazer e convivência seguiu orientações dos moradores da região. O local ganhou mais bancos – agora são quatro assentos de madeira – e três aparelhos de academia de ginástica para a Melhor Idade. A revitalização, executada pela Secretaria Municipal de Obras (SMO), ainda incluiu pintura geral, nova iluminação e tratamento paisagístico.

Ronaldo Alves, amigo próximo de Renato, destacou a relevância do momento. “Estou muito feliz de prestigiar o nosso querido Renato Santini. Ele foi representante da juventude nos anos 60, uma pessoa que empolgava Volta Redonda. Teve uma trajetória linda no esporte, no Clube dos Funcionários e em tantas instituições que ajudou a construir. Esta homenagem é mais que merecida. Parabéns ao prefeito pela sensibilidade”, agradeceu Ronaldo Alves.

Fotos de Adriana Cópio – Secom/PMVR.

Pin It