Unidos pelo amor e pela folia, eles provam que não há idade para aproveitar intensamente a vida

Unidos pelo amor, pela alegria de viver e pela paixão pelo Carnaval, o casal José Raimundo Gonçalves, de 68 anos, e Luísa Isabel Lessa, de 66, do bairro Barreira Cravo, em Volta Redonda, vem encantando o público como destaque de carro alegórico no Bloco da Vida. Para eles, desfilar vai muito além da festa: é celebração da vida, da convivência e da valorização da terceira idade.

Convidado pela primeira vez há seis anos para integrar o bloco como destaque, o casal não parou mais. Todos os anos a ansiedade toma conta à medida que o desfile se aproxima. “O Bloco da Vida para nós é tudo. A gente conhece pessoas, faz amizades, são os nossos 15 minutos de fama. Ficamos sonhando em chegar logo o dia do desfile para a gente aproveitar”, contam.

Vestir fantasias elaboradas e cheias de brilho faz com que eles se sintam importantes e valorizados. Para eles, o Bloco da Vida é um acontecimento especial para os idosos, principalmente para aqueles que nem sempre têm oportunidades como essa. Por isso, fazem questão de demonstrar gratidão a todos que tornam esse momento possível.

“A gente agradece muito a quem nos proporciona isso, porque é um acontecimento”, disse José.

Cada desfile carrega uma emoção diferente, mas todos são igualmente marcantes. Ainda assim, um momento ficou guardado de forma especial na memória de Luísa: o desfile do ano passado.

“Sinceramente, no ano passado eu arrasei. Desfilei com uma fantasia maravilhosa, tudo a ver comigo. Fui em cima do carro, foi muito bom”, relembra com orgulho e sorriso no rosto. Mesmo assim, o casal faz questão de afirmar que todos os anos são importantes, pois cada um traz novas experiências, encontros e histórias para contar.

A primeira apresentação no Carnaval aconteceu em um festival na Praça Mauá, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Desde então, eles não pararam mais de aproveitar a festa, desfilando no Bloco da Vida e marcando presença em outros eventos carnavalescos.

Além da participação no Carnaval, o casal também marca presença em outras atividades oferecidas pela Prefeitura de Volta Redonda, voltadas à promoção do bem-estar, da convivência social e da qualidade de vida da terceira idade.

“Na nossa idade a gente desfilar, fazer outras atividades pela prefeitura, que nós fazemos todas, isso não tem preço. Não temos nenhuma doença, graças a Deus”, afirmou Luísa.

Enredo ‘Baile de Máscaras’

Com leveza, entusiasmo e muito amor, o casal mostra que não há idade para celebrar, sonhar e viver intensamente o Carnaval e a vida. E com esse entusiasmo o Bloco da Vida – primeiro e maior bloco carnavalesco da Melhor Idade do Brasil – contará este ano com cerca de 700 componentes, divididos em 13 alas, incluindo bateria, além de quatro carros alegóricos.

O enredo que vai embalar o Carnaval 2026 será “Baile de Máscaras”. A proposta é um convite ao público para mergulhar na história e nos significados desse artefato milenar, explorando suas diversas utilizações ao longo do tempo, em cerimônias religiosas, manifestações culturais, festas, eventos, decorações e rituais de diferentes povos e civilizações.

O primeiro desfile está marcado para o dia 14 de fevereiro (sábado), na Vila Santa Cecília. Já o segundo desfile deve acontecer no dia 28 de fevereiro, também no mesmo local. Seguindo uma tradição que já se consolidou em Volta Redonda, a apresentação especial contará novamente com a participação da escola de samba campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro.

Fotos de Adriana Cópio – Secom/PMVR.

Pin It