Servidores da Prefeitura de Volta Redonda são capacitados pela Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ
Parceria com a Secretaria de Planejamento tem como objetivo fortalecer a cultura de controle, ética e excelência na administração pública
Funcionários da Prefeitura de Volta Redonda passaram por capacitação ministrada pela Escola de Contas e Gestão (ECG) do TCE/RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro) no início desde mês de julho. A parceria com órgão se dá por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag) e tem como objetivo corroborar para uma cultura de controle, ética e excelência na administração pública.
Entre os dias 30 de junho e 4 de julho, cerca de 40 servidores fizeram o curso sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) da Teoria à Prática, no auditório I do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB). E, simultaneamente, entre os dias 1 e 3 de julho, o Curso de Gestão e Fiscalização de Contratos, no auditório II, também na UGB, atendeu em torno de 60 servidores.
Segundo a secretária municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, Cora Peixoto, os cursos da Escola de Contas do TCE/RJ são cruciais para aprimorar a gestão pública, beneficiando tanto servidores quanto prefeituras.
“Eles promovem a capacitação em áreas como controle externo, gestão pública e ética, resultando em servidores mais eficientes e uma gestão mais transparente e responsável. Isso leva a uma melhor aplicação dos recursos públicos e a serviços públicos de melhor qualidade”, afirmou a secretária.
Ela ressaltou que essa parceria também traz benefícios para os servidores. Aprimoramento profissional com conhecimentos e habilidades técnicas essenciais para suas funções, aumentando sua autonomia e eficiência no trabalho; o desenvolvimento de competências porque as capacitações abordam temas como controle interno, gestão de contratos e outras áreas relevantes, preparando os servidores para lidar com as demandas da administração pública de forma mais eficaz.
“O conhecimento adquirido nos cursos promove melhorias na qualidade do trabalho. Os servidores são munidos de instrumentos para otimizar processos, identificar e corrigir erros e entregar resultados com maior qualidade e precisão”, acrescentou Cora.
Secom/PMVR.