Volta Redonda: Projeto Coluna Reta realiza nova cirurgia de escoliose

Procedimento aconteceu na última sexta-feira (27) no Hospital São João Batista, que ainda atendeu a mais nove pacientes no mutirão de cirurgias

O Hospital São João Batista (HSJB) realizou, na última sexta-feira (27), um novo atendimento pelo projeto Coluna Reta, iniciativa da Prefeitura de Volta Redonda voltada à prevenção e tratamento da escoliose idiopática por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Na ocasião, uma paciente de 28 anos foi submetida a cirurgia corretiva da escoliose, procedimento conduzido pelo ortopedista especialista em coluna Juliano Coelho, que lidera o projeto, ao lado do Dr. Júlio Meyer. A previsão de alta é para esta terça-feira, 1º de julho.

O Coluna Reta realiza triagens mensais nas escolas municipais para identificar precocemente casos de escoliose, evitando que a condição progrida a ponto de exigir intervenção cirúrgica. Além das ações nas escolas, o projeto oferece atendimentos às sextas-feiras pela manhã no Estádio Raulino de Oliveira.

Quando há detecção de um caso inicial, o estudante é encaminhado para exames de raio-X e acompanhamento contínuo. O tratamento pode envolver sessões de fisioterapia e, em situações mais avançadas, o uso de colete ortopédico, medidas que buscam evitar a necessidade de cirurgia.

“Nossa parceria com o doutor Juliano, criador do Coluna Reta, tem sido muito importante para devolver qualidade de vida a tantas pessoas. Investir em saúde é investir em qualidade de vida, seja na prevenção ou no cuidado àqueles que necessitam de atendimento”, ressaltou o prefeito Antonio Francisco Neto.

Mutirão de cirurgias

O Hospital São João Batista também prosseguiu com o mutirão de cirurgias, atendendo a mais nove pacientes. Na quinta-feira, o médico ortopedista Túlio Coimbra atendeu a uma paciente de 46 anos, submetida a osteossíntese de fratura de úmero direito.

Os outros procedimentos foram realizados no sábado. O Dr. Raphael Marchitto operou seis pacientes com idades entre 35 e 67 anos, enquanto o Dr. Bernardo atendeu a dois pacientes, de 41 e 70 anos.

Com a realização desses mutirões, o Hospital São João Batista consegue ampliar o número de procedimentos realizados, mantendo as cirurgias previamente agendadas ao longo da semana e, ao mesmo tempo, reservando espaço para atendimentos de emergência, já que o HSJB funciona como uma unidade de pronto atendimento.

Fotos de divulgação.
Secom/PMVR

Pin It