Núcleo de hemoterapia de Volta Redonda quebra recorde de doações de sangue no Junho Vermelho
Com 550 bolsas coletadas no mês, unidade, que funciona no Hospital São João Batista, promoveu palestras e ações para ampliar o número de doadores
O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, localizado no Hospital São João Batista (HSJB), quebrou o recorde de doações realizadas em um único mês, durante a campanha Junho Vermelho – mês de conscientização e incentivo à doação de sangue. Foram coletadas 550 bolsas no período.
Os números retratam um trabalho de mobilização de grupos e palestras em instituições para sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação. Durante o mês de junho, a campanha contou com a participação de representantes de entidades da sociedade civil e de profissionais do Poder Público, que compareceram para contribuir com o Banco de Sangue.
“Tivemos uma boa adesão de vários grupos, graças ao trabalho intensificado de conscientização que fizemos ao longo dos últimos meses e reforçamos em junho, indo nas empresas e órgãos falar sobre a importância da doação, firmando parcerias. Agradeço a cada parceiro, a cada cidadão que veio doar e nos ajudar a salvar vidas”, disse Cristina Teixeira, que é a responsável pela captação de doadores do hemonúcleo.
Somando todas a palestras promovidas, o Núcleo de Hemoterapia alcançou cerca de 140 pessoas diretamente, com orientações ministradas em empreiteiras prestadoras de serviço da concessionária de energia Light e da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), em parceria com o Cerest-VR (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Volta Redonda); faculdade Estácio, entre outros.
Todo o trabalho de busca ativa de novos doadores deu resultado e parceiros como a Pastoral da Saúde, da Igreja Católica, e cerca de 50 integrantes de motoclubes da região também estiveram no hospital para contribuir com a coleta do hemonúcleo.
Pela administração municipal, participaram profissionais do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-VR) e equipes Emulti, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Esta última contou com voluntários de 12 unidades básicas da Atenção Primária, que tiveram transporte gratuito até o Banco de Sangue – lembrando, ainda, do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho.
“Estamos contentes pela coleta realizada durante a campanha, mas vamos continuar avançando e trabalhando para manter nossos estoques em dia. Atendemos a seis unidades hospitalares em Volta Redonda, além de duas unidades em outros dois municípios (Piraí e Pinheiral). Então temos um alto volume de atendimentos de urgência e cirurgias. Contamos com a sensibilidade da população para manter o estoque abastecido”, ressaltou o coordenador técnico do Núcleo de Hemoterapia, o médico-hematologista Luiz Gonzaga Lula de Oliveira Lima.
O diretor-geral do Hospital São João Batista, o vice-prefeito Sebastião Faria, parabenizou as equipes pelo resultado e reforçou a importância do trabalho para a unidade. “Implementei o Banco de Sangue aqui no hospital e hoje e ele se destaca como referência na região. Assim como nas cirurgias, quebramos mais um recorde, e vamos continuar trabalhando para melhorar ainda mais o atendimento à população.”
Para o prefeito Antonio Francisco Neto, esse é mais um fruto dos investimentos que a Saúde de Volta Redonda recebeu, muitos deles em parceria com o Governo do Estado. “O Hospital São João Batista é referência e está sendo ampliado para atender melhor e acompanhar o crescimento da cidade. Agradeço ao deputado federal Doutor Luizinho e ao governador Cláudio Castro pela parceria com a cidade e por nos ajudar a recuperar e melhorar a Saúde de Volta Redonda, que vai melhorar ainda mais e ajudar quem mais precisa.”
Quem pode doar?
Podem doar pessoas saudáveis, entre 16 e 69 anos, que pesem mais de 50 quilos. É importante estar bem de saúde no dia da doação, sem febre, gripe ou qualquer infecção. Não pode estar em jejum. É recomendado estar bem alimentado, com uma refeição leve, e evitar alimentos gordurosos. Também é bom estar hidratado, bebendo bastante água antes da doação.
O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, que fica no Hospital São João Batista, faz as coletas de sangue entre 7h e 13h, de segunda à sexta-feira, exceto nos feriados. É necessário levar um documento de identidade com foto, para fazer o cadastro.
Vale lembrar que necessitam de doação de sangue bebês, crianças, adultos e idosos submetidos a procedimentos cirúrgicos, tratamento de câncer, vítimas de acidentes, gestantes em parto, ou acometidos por doenças que causam anemia ou que requerem transfusões regulares. Uma só doação salva até quatro vidas.
Fotos de divulgação.
Secom/PMVR