Hospital do Retiro, em Volta Redonda, realiza ações educativas e vacinação contra a Influenza na sala de espera

Unidade amplia orientações à população e reforça a importância da vigilância epidemiológica no enfrentamento de doenças sazonais

Com o aumento dos casos de Influenza, o Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro, em Volta Redonda, está intensificando as ações de prevenção e cuidado com a população. A unidade vem promovendo diariamente orientações educativas na sala de espera do pronto-socorro, além de disponibilizar a vacina contra a gripe no próprio local. A iniciativa integra o trabalho contínuo da vigilância epidemiológica hospitalar, que atua para garantir mais segurança aos pacientes e fortalecer a rede pública de saúde.

“Temos o dever de oportunizar o acesso a vacinação e informação em todos os serviços da rede pública”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Márcia Cury.

Embora seja uma atividade permanente, o momento atual reforça a importância da vigilância epidemiológica, que permite identificar precocemente surtos, acompanhar padrões de adoecimento e orientar decisões clínicas e administrativas com base em dados técnicos. Com isso, contribui para melhorar a assistência ao paciente, prevenir complicações e otimizar o uso dos leitos hospitalares.

Além desse trabalho interno, o hospital transformou a sala de espera em um espaço ativo de informação e conscientização. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, profissionais de enfermagem realizam ações educativas a cada duas horas, com orientações sobre os sintomas da gripe, importância da vacinação, uso de máscaras e funcionamento do sistema de classificação de risco. Também são reforçadas as orientações para que casos de menor gravidade, identificados com pulseiras azul ou verde, sejam encaminhados para a Atenção Primária, evitando sobrecarga do pronto-socorro.

Durante uma dessas ações, Daniel do Nascimento, 39 anos, morador do bairro Açude, participou de uma palestra e aproveitou para deixar um alerta importante à população. “Hoje teve uma palestra sobre a vacina, que é um tema muito importante. Foi tudo bem explicado, falaram sobre o uso da máscara também. Então vamos nos prevenir. É muito importante. Está tendo vacinação nos postos de todos os bairros. Eu aconselho todo mundo a tomar. Esse surto está muito grave e a vacina não dói. Vamos tomar a vacina, vamos prevenir. É de graça!”, disse Daniel.

Vacinação na unidade visa ampliar cobertura

A vacinação contra a Influenza está sendo oferecida na própria unidade hospitalar, facilitando o acesso para quem acompanha pacientes ou busca atendimento. A medida busca ampliar a cobertura vacinal em um período crítico de circulação do vírus, protegendo especialmente os grupos mais vulneráveis.

Esse foi o caso de Gisane Matos dos Santos, de 35 anos, que estava no hospital acompanhando o marido e aproveitou a oportunidade para se imunizar. “Eu vim trazer meu marido para consultar e vi que estavam vacinando. Aproveitei, porque ainda não tinha tomado. Acho muito bom disponibilizarem aqui, porque às vezes, na correria do dia a dia, a gente acaba esquecendo. Já sabia da campanha no posto, mas não tinha conseguido ir. Agora já estou imunizada. Tenho problemas respiratórios, então é ainda mais importante me proteger”, contou.

A coordenadora e gerente de enfermagem, Arielly Villarinho, destaca que, ao integrar vigilância epidemiológica, vacinação e educação em saúde, o HMMR reforça seu compromisso com a promoção da saúde, a segurança do paciente e o fortalecimento da rede pública de atendimento.

“Essas ações demonstram que o cuidado com a saúde vai além do atendimento médico. Quando levamos informação e acesso direto à vacinação, estamos empoderando o paciente e a comunidade para que façam escolhas mais seguras. A prevenção é a nossa principal aliada no enfrentamento das doenças sazonais, e transformar a sala de espera em um espaço educativo é uma forma eficaz de ampliar esse alcance,” afirmou Arielly.

Fotos de Adriana Cópio – Secom/PMVR.

Pin It