Volta Redonda: novo mutirão do Hospital São João Batista realiza mais de 50 cirurgias no fim de semana
Maioria foi de procedimentos oftalmológicos, incluindo correção de ectrópio, dacriocistorrinostomia e simblefaroplastia
O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, mantém-se firme no propósito de atender ao maior número de pessoas com seus mutirões de cirurgias. O mais recente esforço concentrado, realizado entre a última sexta-feira (15) e sábado (16), conseguiu atender a um total de 55 pacientes, a maioria absoluta para procedimentos oftalmológicos. Desse total, 23 foram atendidos na sexta pelos doutores Gabriel Lopes e Carolina, que realizaram o procedimento de injeção intravítrea em pacientes com idades entre 43 e 81 anos.
Esse procedimento aplica medicamentos diretamente no vítreo (gel interno do olho) para tratar doenças da retina como degeneração macular, retinopatia diabética e edema macular. Além de rápido, ele é realizado sob anestesia local, sendo eficaz para controlar e evitar perda de visão em condições oculares graves.
Sábado
O mutirão prosseguiu no sábado com a realização de vários tipos de cirurgias. Seis delas foram realizadas pela drª. Talissa, incluindo uma correção de ectrópio em um paciente de 77 anos. Ela busca reposicionar a pálpebra que se dobra para fora, restaurando sua função protetora. O procedimento corrige deformidades causadas por envelhecimento, paralisia ou cicatrizes, prevenindo desconforto, irritação ocular e complicações futuras, promovendo melhora imediata no alinhamento e proteção do olho, garantindo saúde ocular e conforto ao paciente.
Outras quatro cirurgias foram de dacriocistorrinostomia em pacientes de 62 e 86 anos. Ela é recomendada para pessoas com obstrução do canal lacrimal, que prejudica o escoamento das lágrimas para a cavidade nasal. O procedimento tem por objetivo criar um novo canal de drenagem entre o saco lacrimal e a cavidade nasal, contornando o bloqueio e restabelecendo o fluxo normal das lágrimas, aliviando sintomas e prevenindo complicações.
A drª. Talissa realizou, ainda, uma simblefaroplastia em uma paciente de 66 anos. Trata-se de uma cirurgia que corrige a aderência anormal entre a conjuntiva e a córnea, chamada simbléfaro. O procedimento restaura a integridade da pálpebra, elimina a irritação mecânica e melhora a visão do paciente.
Ainda no sábado, os doutores Gabriel Lopes e Carolina voltaram a realizar a injeção intravítrea em 13 pacientes, e o dr. Gabriel realizou, ainda, dez vitrectomias posterior de perfluo, que remove o vítreo do olho para tratar descolamento de retina. O perfluorocarbono líquido (perfluo) é usado temporariamente para aplicar e estabilizar a retina, melhorando a recuperação visual após procedimento.
Ortopedia
O setor de ortopedia também atendeu a pacientes durante o mutirão. No caso, o dr. Túlio realizou três videoartroscopias de ombro direito em pacientes com idades entre 64 e 73 anos.
“Quando há compromisso e vontade de realizar, podemos alcançar o que prometemos. Uma de nossas bandeiras era recuperar o São João Batista, e nosso hospital voltou a ser referência em saúde para a população. Nosso agradecimento e reconhecimento a todos os profissionais envolvidos nos mutirões, que têm ajudado tantas pessoas a terem uma melhor condição de vida”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto.
Fotos de divulgação – Secom/PMVR.