Lobectomia superior foi realizada no sábado (13), dia em que a unidade também atendeu pacientes do setor de ortopedia
O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, prossegue com os mutirões de cirurgias durante finais de semana e feriados, incluindo procedimentos de maior complexidade. No último sábado (13), a unidade realizou quatro cirurgias, incluindo uma lobectomia superior do pulmão direito.
Realizada pela drª. Anna Carolina e o Dr. Bruno, a lobectomia superior é um procedimento cirúrgico que consiste na remoção do lobo superior de um dos pulmões, sendo que existem três no pulmão direito, e outros dois no esquerdo. A cirurgia é indicada principalmente para tratar doenças como câncer de pulmão no estágio inicial, infecções pulmonares graves que não respondem a tratamento clínico, enfisema e bronquiectasias.
Sua finalidade é remover o lobo afetado para eliminar tumores, infecções ou áreas danificadas, preservando o restante do órgão para manter a função respiratória. A cirurgia pode ser feita por métodos tradicionais ou minimamente invasivos, como videotoracoscopia.
No setor de ortopedia, o dr. Flávio Reis – que também é diretor-médico do HSJB – atendeu a três pacientes, com idades entre 19 e 65 anos, que passaram por osteossíntese de fratura de tornozelo esquerdo, osteossíntese de fratura de rádio distal esquerdo e artroplastia total de quadril esquerdo.
Sobre os mutirões
Os mutirões de cirurgias do Hospital São João Batista têm sido fundamentais para ampliar o acesso da comunidade aos procedimentos médicos. Com essa ação, o HSJB consegue aumentar o número de atendimentos, beneficiando tanto pacientes que aguardam cirurgias eletivas quanto aqueles que precisam de intervenções urgentes. Como referência em pronto atendimento, o hospital garante mais agilidade e qualidade nos serviços prestados, reforçando seu papel essencial para a saúde da população de Volta Redonda.
“É muito importante diversificar os atendimentos realizados nos mutirões. Parabenizo, mais uma vez, os profissionais que ajudam a fazer a saúde de nossa cidade uma referência para todo o país”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.
Fotos de divulgação – Secom/PMVR.