Palestras voltadas para estudantes da área da Saúde abordam temas sobre organização de captação de órgãos e tecidos e transplante

Parte da equipe do Banco de Tecido Ocular Humano (BTOH) de Volta Redonda, que funciona no Hospital São João Batista, participa neste mês de eventos em alusão ao “Setembro Verde”, campanha anual de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos para transplante. O ciclo de palestras voltado para estudantes da área de saúde acontece nos campi de Volta Redonda e Resende da Faculdade Estácio.

O primeiro evento, com o tema “Organização de Captação de Órgãos e Tecidos”, foi realizado em Volta Redonda na última semana e reuniu cerca de 50 alunos dos cursos de Enfermagem e Nutrição. As palestras foram ministradas pela coordenadora do Banco de Olhos do município, Daniela da Silva, enfermeira que acumula mais de 15 anos de experiência no processo de doação e transplante, que falou do papel da enfermeira à frente do órgão e no processo de captação de órgãos e tecidos para transplantes.

“É importante, ainda na faculdade, que os profissionais da saúde entendam que são peças fundamentais para divulgar a importância da doação de órgãos e tecidos. Também cabem a eles a identificação de potenciais doadores dentro da unidade de saúde e o acolhimento às famílias, levando em consideração os aspectos legais e éticos da doação, além dos critérios médicos necessários para a captação”, explicou Daniela, lembrando que promove visitas técnicas para estudantes no Banco de Olhos.

E também pela médica nefrologista, Carolina de Oliveira, especialista em transplante renal, que coordena o serviço de transplante da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, que abordou o tema “Organização e procura de órgãos: entendendo a estrutura e a importância da multidisciplinaridade”.

O próximo encontro com estudantes será em Resende, no II Simpósio de Captação e Transplantes de Órgãos, na terça-feira, dia 23. O evento vai reunir seis profissionais, além da coordenadora do Banco de Olhos de Volta Redonda, Daniela da Silva. Participam o médico Marcelo Namen, coordenador da Cihdott (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) do Samer Hospital; a enfermeira Ana Carolina Almeida, supervisora do Núcleo de Doação e Transplantes e coordenadora do Programa de Doação de Órgãos da Rede D’Or; e os enfermeiros Juliana Correia, Eliseu Leal, André da Conceição e Alana Galhardo, docentes na Faculdade Estácio.

Fotos de divulgação – Secom/PMVR.

Pin It