Distribuição de material informativo, orientação e Carreta Furacão em diversos pontos da cidade integram ações da campanha de incentivo junto à população

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda vai realizar no sábado, 27 de setembro – Dia Nacional da Doação de Órgãos – uma campanha de incentivo à doação de órgãos em diversos pontos da cidade. Com início previsto para as 8h, a ação contará com distribuição de material informativo, orientação e a circulação da Carreta Furacão por algumas das principais vias, chamando a atenção para a campanha.

A iniciativa vai acontecer com panfletagem nos shoppings Park Sul (São Geraldo) e Sider (Vila Santa Cecília), além da feira livre (Aterrado) e nas portas dos hospitais São João Batista (HSJB) e Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Cury, destacou que a campanha é também em apoio ao movimento iniciado por um grupo de pacientes renais de Volta Redonda, que se mobilizou em 1995 para que a cidade melhorasse os serviços de saúde renal, incluindo uma clínica de hemodiálise. A iniciativa partiu de dona Isabel Batista dos Santos, então esposa do Sr. Fernando – doente renal crônico que necessitava com urgência de um transplante.

“Hoje em dia, no bairro Retiro, já existe uma clínica de hemodiálise que presta atendimento via SUS (Sistema Único de Saúde) a pacientes renais crônicos. E a doação de órgãos é um gesto pode salvar ou melhorar a vida de muitas pessoas”, lembrou Márcia Cury.

De acordo com a legislação brasileira, a família precisa autorizar a doação após a morte. Mesmo que a pessoa tenha manifestado vontade em vida, os familiares devem concordar. Por isso, é muito importante conversar com a família sobre o desejo de ser doador.

“Uma única pessoa pode salvar até oito vidas com a doação de órgãos. E pode ajudar até 50 pessoas com doação de tecidos (córneas, pele, ossos etc.)”, citou a secretária de Saúde.

“Muito importante esse momento para aqueles que precisam de doação. Volta Redonda tem feito um trabalho muito legal, e o objetivo é simples: conscientizar sobre a doação, um gesto de amor e que salva vidas. Quero agradecer à Márcia Cury e sua equipe, que estão demonstrando a importância deste gesto de amor”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.

Secom/PMVR

Pin It