Jovens passaram pelas cirurgias de tratamento de escoliose no Hospital São João Batista, que ainda prosseguiu com os mutirões de final de semana
Duas pacientes foram atendidas no último fim de semana no Hospital São João Batista (HSJB) pelo projeto Coluna Reta, iniciativa da Prefeitura de Volta Redonda que visa prevenir e tratar a escoliose idiopática pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Na sexta-feira (3) e no sábado (4), passaram pelo procedimento uma jovem de 24 anos e outra de 12 anos. As cirurgias foram realizadas pelo especialista em coluna vertebral Juliano Coelho, coordenador do projeto, com o apoio do doutor Júlio Meyer. Ambas devem receber alta ainda nesta semana.
“Nós identificamos a necessidade da cirurgia durante as triagens que realizamos nas escolas municipais. Agora, após os procedimentos, as pacientes terão melhor qualidade de vida, tanto na escola quanto nas atividades cotidianas”, destacou Juliano Coelho.
As triagens escolares buscam o diagnóstico precoce para evitar que a cirurgia seja a única opção. O Coluna Reta também realiza atendimentos às sextas-feiras pela manhã no Estádio Raulino de Oliveira. Quando o estudante apresenta sinais iniciais de escoliose, é encaminhado para exame de raio X e acompanhamento contínuo, com tratamento que pode incluir fisioterapia e, se necessário, o uso de colete antes da indicação cirúrgica.
Mutirão de cirurgias
A sexta-feira e o sábado também tiveram mais uma leva do mutirão de cirurgias do HSJB. Na sexta, o dr. Flávio Reis, que é diretor-médico da unidade, atendeu a três pacientes, com idades entre 24 e 52 anos, que passaram por osteossíntese de fratura de punho distal (duas); e osteossíntese de fratura rádio distal.
No dia seguinte, o dr. Raphael Marchitto realizou sete cirurgias em pacientes entre 17 e 68 anos. Entre os procedimentos realizados estão a reconstrução de ligamento do joelho esquerdo; e videoartroscopias de joelho esquerdo ou direito, num total de seis cirurgias.
Os mutirões
Os mutirões de cirurgias realizados no Hospital São João Batista (HSJB) têm como objetivo ampliar o acesso a procedimentos cirúrgicos para os moradores de Volta Redonda. Além disso, a iniciativa busca liberar espaço na agenda durante a semana para atender às cirurgias eletivas já agendadas e aos casos de emergência, uma vez que o HSJB é uma unidade de referência em pronto atendimento.
“Os mutirões se mostraram uma estratégia muito bem-sucedida. Graças à dedicação de nossos profissionais, a população pode contar com um tempo de espera ainda menor para os procedimentos. E nossa gratidão ao doutor Juliano, que realiza em nossa cidade um projeto tão importante quanto o Coluna Reta”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto.
Fotos de divulgação/HSJB.
Secom/PMVR