Foram realizados seis procedimentos oftalmológicos diferentes, além das cirurgias ortopédicas

O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, atendeu a um total de 62 pacientes em seu mais recente mutirão de cirurgias, realizado entre a sexta-feira (17) e sábado (18). Foram 58 atendimentos em oftalmologia, em seis tipos diferentes de procedimentos. No setor de ortopedia, foram realizadas quatro cirurgias no mesmo período.

A doutora Talissa de Souza foi responsável por 48 dos procedimentos oftalmológicos. Na sexta-feira, ela realizou 21 injeções intravítreas em pacientes entre 46 e 87 anos, e mais 21 no dia seguinte, com idades entre 43 e 81 anos. A injeção intravítrea é a aplicação direta de medicamentos no vítreo, a substância transparente e gelatinosa que preenche o interior do olho entre o cristalino e a retina. Esse tratamento visa combater doenças da retina e outras condições oculares, garantindo que o medicamento atue de forma eficaz no local afetado, aumentando seu efeito terapêutico e reduzindo os efeitos colaterais em outras áreas do corpo.

O procedimento é seguro, indolor – realizado com anestesia local em colírio – e rápido, durando cerca de 20 minutos. É indicado principalmente para degeneração macular relacionada à idade (DMRI), retinopatia diabética, edema macular (diabético ou por oclusão venosa), uveítes (inflamações intraoculares) e, em alguns casos, câncer ocular.

Na maioria das vezes, o paciente pode voltar às suas atividades habituais logo após o procedimento, seguindo as recomendações médicas.

Outras cirurgias

Além das injeções, a doutora Talissa realizou no sábado três dacriocistorrinostomias, sendo duas em olho direito e uma em olho esquerdo, em pacientes com 40, 62 e 64 anos. É uma cirurgia que corrige a obstrução do ducto nasolacrimal e cria uma nova via de drenagem entre o saco lacrimal e o nariz para permitir o escoamento das lágrimas. É indicado para tratar dacriocistite crônica e outras obstruções lacrimais, promovendo recuperação funcional e estética. A cirurgia é rápida, com alta taxa de sucesso e pode ser realizada com anestesia local ou geral.

A oftalmologista realizou, ainda, duas ptoses de pálpebra em pacientes de 60 e 72 anos, que é indicada para corrigir a queda da pálpebra superior que dificulta a abertura do olho, restabelecendo a aparência e função visual do paciente. Essa correção melhora o campo visual e a estética do olhar. A doutora também realizou uma biópsia de pálpebra em um paciente de 66 anos e uma exérese de calázio em uma paciente de 34 anos. O procedimento realiza a remoção de nódulo inflamado na pálpebra causado pelo entupimento de glândulas sebáceas, e é indicada quando tratamentos clínicos falham, aliviando desconforto e melhorando a estética.

Encerrando o mutirão oftalmológico, o doutor Gabriel realizou 10 vitrectomias em pacientes entre 49 e 79 anos, a fim de tratar problemas na retina e no vítreo do olho. O procedimento consiste em remover parte ou a totalidade do vítreo, substância gelatinosa que preenche o interior do olho; ele é substituído por uma solução salina, gás ou óleo de silicone. É indicado para problemas como retinopatia diabética, descolamento de retina, buraco macular, hemorragia vítrea e complicações de cirurgias de catarata.

Ortopedia

O mutirão registrou, ainda, quatro cirurgias ortopédicas. O dr. Flávio Reis – que também é diretor-médico do HSJB – realizou na sexta-feira uma videoartroscopia em uma paciente de 61 anos, além de uma artroplastia total de joelho direito em outra paciente, também de 61 anos.

No sábado, o dr. Bernardo realizou uma artroplastia total de quadril esquerdo em uma paciente de 63 anos, enquanto outro, de 55 anos, foi submetido a osteossíntese de fratura de fêmur proximal esquerdo.

Os mutirões

Com os mutirões realizados nos finais de semana e feriados, o Hospital São João Batista consegue diminuir a fila de espera para as cirurgias, além de manter os procedimentos eletivos agendados durante a semana e não conflitar com as cirurgias de emergência.

“Mais uma vez, a dedicação da nossa equipe do São João Batista ajudou a melhorar a vida de dezenas de pessoas. Com os investimentos que temos feito na reforma, construção e ampliação das unidades de saúde, mais a aquisição de novos equipamentos e a qualidade no atendimento de nossos profissionais, Volta Redonda voltou a ser referência no setor para todo o país”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.

Fotos de divulgação/HSJB.
Secom/PMVR

Pin It