
Ação em alusão ao Novembro Azul tem como objetivo reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, incentivar consultas regulares e ampliar o acesso a informações sobre a doença
A Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, no Estádio Raulino de Oliveira (Estádio da Cidadania), em Volta Redonda, está realizando durante o mês uma campanha de conscientização sobre o Novembro Azul, mês dedicado à promoção da saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata. A ação tem como objetivo reforçar a importância do diagnóstico precoce, incentivar consultas regulares e ampliar o acesso a informações sobre a doença.
Durante todo o mês, a unidade, além de consultas e exames, está realizando a entrega de material informativo, orientando sobre hábitos saudáveis, prevenção de doenças e a necessidade de manter os exames de rotina em dia. O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre homens no Brasil e, quando diagnosticado em estágios iniciais, as chances de cura ultrapassam os 90%.
O médico urologista Alex Paixão falou sobre a importância de levar a mensagem do Novembro Azul ao maior número possível de pessoas, lembrando que um a cada seis homens será diagnosticado com câncer de próstata. “A gente dedica o Novembro Azul a um trabalho mais intensivo em relação a essas doenças da próstata. É importante que para prevenção a gente faça alguns exames, entre eles o PSA, e, tendo indicação, o toque retal. Fica o reforço, o chamamento para homens acima de 40 anos que procurem um médico e façam os exames preventivos”, disse.
O subsecretário municipal de Saúde e coordenador da policlínica, Milton Alves de Faria, declarou que, este ano, a unidade se aprofundou no cuidado com a saúde do homem e entrou com uma campanha de prevenção, cuidado e atenção. “Ainda há um tabu, que as pessoas têm medo de fazer seus exames preventivos, e a policlínica vem orientando, mostrando a facilidade que é fazer a prevenção. É uma campanha bem positiva, principalmente para os homens acima de 40 anos. Todo homem tem que se cuidar, tem que se prevenir. Vamos quebrar esse tabu”, afirmou.
Fotos de Adriana Cópio – Secom/PMVR.
