
Número representa um aumento de mais de 105% em relação ao último levantamento, divulgado há cerca de um mês
Volta Redonda acaba de alcançar um marco histórico na saúde pública: mais de 12 mil exames de imagem já foram analisados automaticamente com o auxílio da Inteligência Artificial (IA) desde o início do projeto inovador, desenvolvido pela Harpia Health Solutions (HarpiAI). O número representa um salto de mais de 105% em relação ao último levantamento, divulgado há cerca de um mês – consolidando o município como referência nacional no uso de IA aplicada ao diagnóstico por imagem no SUS (Sistema Único de Saúde).
A tecnologia já está presente nos hospitais São João Batista (HSJB) e Dr. Munir Rafful, UPA Santo Agostinho e no Hospital Dr. Nelson dos Santos Gonçalves (HNSG). O próximo passo será a conexão com o Centro de Imagens, onde também serão incluídos os exames de mamografia e densitometria óssea.
Como todo desenvolvimento tecnológico, o uso da Inteligência Artificial está sempre em revisão e passando por ajustes, além de que todas as análises também passam por verificação de profissionais humanos.
Impacto no cuidado ao paciente
O volume de exames avaliados cresceu de forma significativa, consolidando um avanço rápido na capacidade diagnóstica. De acordo com levantamento mais recente, foram analisadas mais de 6,8 mil radiografias de tórax, ampliando a eficiência do atendimento de urgência e emergência; e mais de 5,2 mil exames musculoesqueléticos, essenciais para triagem rápida de traumas e fraturas.
A Inteligência Artificial não apenas amplia a capacidade diagnóstica, como também cria uma triagem automatizada eficiente. Até o momento, 46% dos exames foram considerados normais; 33% foram classificados com prioridade moderada; e 21% indicaram alta prioridade, permitindo intervenção imediata para avaliação médica.
Mais eficiência, economia e rapidez no atendimento
De acordo com a HarpiAI, a análise dos exames dura, em média, pouco mais de dois minutos, funcionando como uma “segunda opinião” ao radiologista, reduzindo filas e agilizando o atendimento.
“A IA apoia o radiologista com uma análise imediata e confiável, direcionando a atenção para os casos mais urgentes. Isso reduz riscos, aumenta a eficiência e melhora a qualidade do atendimento”, ressaltou o diretor da HarpiAI, Dr. Daniel Vital.
O secretário municipal de Desenvolvimento e Turismo, Sérgio Sodré, destacou a importância do avanço tecnológico na saúde pública da cidade. “Volta Redonda está à frente no uso de tecnologias que realmente fazem diferença para o cidadão. A modernização da saúde pública é uma realidade no município”, afirmou.
Nos primeiros meses de implantação do projeto, foi possível observar alguns benefícios, como redução do tempo de espera nas emergências; otimização dos recursos hospitalares; diagnósticos mais precoces; e redução de custos associados a atendimentos tardios.
O prefeito Antonio Francisco Neto afirmou que a iniciativa reflete o compromisso da cidade com o cuidado e a inovação. “Volta Redonda mais uma vez se destaca pela modernização da saúde pública. Estamos entregando tecnologia de ponta para garantir agilidade e cuidado de qualidade para a nossa população”, disse.
Fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.
