
Procedimentos foram realizados entra a quinta-feira (20), feriado pelo Dia Nacional da Consciência Negra, e sábado (22)
O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, prossegue com o atendimento a dezenas de pacientes nos mutirões de cirurgias. O mais recente, realizado entra a última quinta-feira (20) – feriado pelo Dia Nacional da Consciência Negra – e sábado (22) realizou um total de 35 procedimentos em várias especialidades, garantindo melhor qualidade de vida para os atendidos pelas equipes do hospital.
Na quinta-feira, nove pacientes passaram por cirurgias na unidade. O doutor Raphael Marchito atendeu a seis pacientes, entre 45 e 68 anos, que foram submetidos a videoartroscopias, sendo quatro de joelho direito e duas de joelho esquerdo. Já o doutor Rogério realizou três cirurgias em pacientes entre 51 e 67 anos: duas colecistectomia videolaparoscópicas e uma hernioplastia inguinal bilateral.
O maior movimento foi na sexta-feira, com 21 pacientes atendidos. A doutora Fernanda atendeu a 13 pacientes com idades entre 23 e 77 anos, que foram submetidos a trabeculectomia, procedimento indicado para o tratamento de glaucoma, doença ocular que danifica o nervo óptico, geralmente por aumento da pressão intraocular, causando perda progressiva da visão. O procedimento cria uma pequena abertura na esclera para permitir a drenagem do humor aquoso, reduzindo a pressão intraocular. Essa drenagem ajuda a estabilizar a pressão dentro do olho, prevenindo danos ao nervo óptico e a perda progressiva da visão. A cirurgia visa controlar a doença quando o tratamento clínico não é suficiente.
No mesmo dia, o dr. Paulo Henrique foi o responsável por seis cirurgias em pacientes entre 22 e 70 anos, sendo osteossínteses de fratura de tornozelo direito; úmero esquerdo; rádio distal esquerdo; calcâneo esquerdo; olécrano direito; e de fratura e luxação da articulação interfalangeana proximal (IPF) do dedão do pé esquerdo. Já o doutor Bernardo realizou duas artroplastias totais de quadril esquerdo.
No sábado, o doutor Flávio Reis, que também é diretor-médico do HSJB, realizou cinco cirurgias em pacientes estre 23 e 79 anos, sendo três videoartroscopias de joelho direito, uma artroplastia total de joelho esquerdo e outra de joelho direito.
Sobre os mutirões
O Hospital São João Batista tem promovido mutirões de cirurgias que ampliam o acesso da comunidade a procedimentos médicos. Essa ação tem permitido aumentar atendimentos, beneficiando pacientes de cirurgias eletivas e casos urgentes. Como referência em pronto atendimento, o hospital assegura rapidez e qualidade no serviço, reforçando seu papel essencial para a saúde dos moradores de Volta Redonda.
“Mais uma vez, meus parabéns aos profissionais do São João Batista, que seguem com um trabalho de excelência. Esse mutirão ajudou a melhorar a vida de 35 dos nossos moradores, reafirmando nosso compromisso de oferecer o melhor atendimento a todos”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.
Fotos de divulgação/HSJB.
Secom/PMVR
