Procedimento raro pelo SUS, o implante de anel intraestromal de arco longo foi realizado em três pacientes

O Hospital São João Batista, unidade da rede municipal de Volta Redonda, realizou na última semana três cirurgias oftalmológicas de alta tecnologia. Dois pacientes masculinos, de 19 e 14 anos, e uma mulher de 24 anos, portadores de ceratocone (doença ocular progressiva que afeta a córnea), receberam o implante de anel intraestromal de arco longo, um dispositivo de última geração.

O médico oftalmologista André Luiz Parolin Ribeiro, que fez a cirurgia, explicou que o procedimento é disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mas que é muito difícil encontrar uma unidade que faça.

“É um procedimento raro, que melhora significativamente a qualidade de vida do paciente. O implante do anel melhora a visão e evita o transplante de córnea”, afirmou o médico, acrescentando que o acompanhamento pós-cirúrgico é feito na Policlínica da Cidadania, onde funciona o Centro Oftalmológico de Volta Redonda.

O jovem Bleno Martins Ferreira, de 19 anos, foi um dos pacientes beneficiados pela cirurgia e fez questão de agradecer. “Estou aguardando pela cirurgia há mais de um ano, tentei em vários lugares e não consegui. Tinha medo de não conseguir. Quero agradecer muito à Prefeitura de Volta Redonda, principalmente ao prefeito Neto; à equipe médica e a todos que se mobilizaram para me ajudar. Estou me recuperando e, mesmo tendo feito a cirurgia há menos de 24 horas, já sinto uma grande melhora”, disse Bleno, logo após o procedimento.

O diretor-geral do Hospital São João Batista, o vice-prefeito Sebastião Faria, reforçou o compromisso da gestão com investimentos em tecnologia de ponta e nos profissionais, que revertem em atendimento de excelência à população.

“Esses investimentos iniciaram em 2021, quando a administração municipal iniciou o trabalho de recuperação da unidade. As reformas na infraestrutura e novos equipamentos contribuíram para o registro de recordes sucessivos no número de cirurgias. E os procedimentos de oftalmologia foram os que mais apresentaram crescimento entre 2024 e 2025. O número de procedimentos realizados saltou de 199 para 625, um aumento de 214%”, afirmou Faria, lembrando que essa cirurgia específica foi realizada pela primeira vez no hospital em agosto deste ano.

O prefeito Antonio Francisco Neto também celebrou a realização do procedimento, que é raro pelo SUS. “Notícias como esta confirmam que estamos no caminho certo para tornar a saúde pública de Volta Redonda destaque nacional. Estamos trabalhando duro, investindo em equipamentos e capacitação de profissionais para alcançar essa meta. O serviço oftalmológico, então, vai avançar ainda mais com a inauguração do Hospital dos Olhos, na Ilha São João”, afirmou Neto, lembrando a parceria do governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, e do deputado federal Doutor Luizinho, fundamental para o crescimento de Volta Redonda, principalmente na área da Saúde.

Outras cirurgias oftalmológicas

No Hospital São João Batista também acontecem as cirurgias de catarata em pacientes com comorbidades, cirurgias de vitrectomia – que pode incluir a cirurgia de catarata concomitantemente; de estrabismo; dacriocistorrinostomia, para a desobstrução do ducto nasolacrimal; plástica; além de aplicação de injeção intravítreo, aplicada no globo ocular, geralmente utilizada para tratamento de doenças de retina.

“Todos esses procedimentos só são realizados em centros de alta complexibilidade, com tecnologia avançada e aparelhos de ponta. E o Hospital São João Batista conta com esse tipo de estrutura”, reforçou André Parolin.

Fotos de divulgação – Secom/PMVR.

Pin It