Procedimentos foram realizados no feriado de 1º de Maio, sendo que duas intervenções foram feitas por neurocirurgiões

 

O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, realizou na última quinta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalho, mais um mutirão de cirurgias. Dessa vez, oito pacientes foram atendidos na unidade, localizada no bairro Colina, que integra a rede de saúde do município.

Dentre os procedimentos, dois foram realizados pelos neurocirurgiões Eduardo Segurasse e Júlio Meyer. Um dos pacientes, de 77 anos, passou por revisão de DVP (derivação ventrículo-peritoneal), intervenção cirúrgica feita para ajustar ou substituir componentes de um sistema de derivação previamente instalado em pacientes com hidrocefalia. O sistema de DVP consiste em cateteres e uma válvula que direciona o excesso de líquido cefalorraquidiano (LCR) dos ventrículos cerebrais para a cavidade peritoneal, onde é absorvido pelo organismo.

O outro paciente, de 55 anos, foi submetido a uma cranioplastia, procedimento que tem por finalidade corrigir ou reconstruir defeitos na estrutura óssea do crânio, que podem resultar de traumas, intervenções cirúrgicas prévias, remoção de tumores, infecções ou malformações congênitas. Essa técnica busca restabelecer a integridade anatômica e a função protetora da calota craniana, garantindo a proteção do cérebro e, em muitos casos, aprimorando também a estética craniofacial.

Seis cirurgias ortopédicas

Já o Dr. Paulo Henrique realizou seis cirurgias ortopédicas em pacientes com idades entre 19 e 62 anos, sendo uma osteossíntese de fratura do platô tibial direito; três osteossínteses de fratura do quinto metacarpo direito; uma osteossíntese de fratura de rádio distal esquerdo; e uma osteossíntese de fratura da base do quinto metacarpo direito.

O Hospital São João Batista (HSJB) tem ampliado o acesso à saúde em Volta Redonda por meio da realização de mutirões de cirurgias, que têm possibilitado o aumento no número de procedimentos ofertados à população, beneficiando tanto pacientes que aguardam por cirurgias eletivas quanto aqueles que necessitam de atendimento de urgência.

Como unidade de referência em pronto atendimento, o HSJB consegue equilibrar a demanda entre casos agendados e emergenciais, promovendo mais eficiência e agilidade no cuidado à saúde dos moradores do município.

“São centenas de pacientes beneficiados, apenas neste ano, graças ao trabalho de nossas equipes no São João Batista, que atuam também aos fins de semana e feriados para atender nossa população”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto.

Fotos de divulgação – Secom/PMVR.

Pin It