Onze pacientes passaram por procedimentos ortopédicos no Hospital São João Batista, e mais de três mil foram imunizados contra a Influenza
Volta Redonda teve um fim de semana com duas importantes ações de saúde. O Hospital São João Batista (HSJB) prosseguiu com o mutirão de cirurgias, enquanto a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou no sábado (10) o “Dia D” de vacinação contra a gripe, que imunizou mais de três mil pessoas contra o vírus Influenza.
Realizado entre a sexta-feira (9) e o sábado, o mutirão de cirurgias do Hospital São João Batista atendeu 11 pacientes, com idades entre 30 e 76 anos. Eles foram operados pelos médicos-ortopedistas Rafael Coelho e Flávio Reis – que também é diretor-médico da unidade. Entre os procedimentos realizados, destacam-se cirurgias de reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo; artroplastia total de quadril direito; artroplastia total de joelho esquerdo; videoartroscopia de joelho esquerdo; osteossíntese de fratura do colo do fêmur esquerdo; osteossíntese de fratura de tornozelo esquerdo; e osteossíntese de fratura de platô tibial direito.
O Hospital São João Batista promove mutirões de cirurgias com o objetivo de ampliar o acesso a procedimentos médicos para a população de Volta Redonda, mantendo a agenda regular da unidade hospitalar. Esses mutirões permitem que o hospital reserve espaço durante a semana para cirurgias eletivas previamente agendadas e atendimentos de urgência, ao mesmo tempo em que mantém sua função essencial de pronto atendimento.
Vacinação
No sábado, todas as 46 unidades de Atenção Primária em Saúde do município estiveram abertas das 8h às 17h para o “Dia D” de vacinação contra a gripe. A Secretaria Municipal de Saúde informou que 3.128 pessoas receberam a vacina contra a Influenza apenas no sábado, e ainda foram aplicadas 374 doses de vacinas para prevenção de outras doenças. No domingo (11), o plantão de vacinação para grupos prioritários funcionou nas unidades básicas de saúde dos bairros Santa Cruz e 249.
O prefeito Antonio Francisco Neto comentou que as duas ações reforçam o compromisso do Poder Público em oferecer à população de Volta Redonda o melhor atendimento em saúde, em suas mais diferentes demandas.
“A vacinação contra a gripe é essencial para prevenir que as pessoas sejam infectadas pelo vírus da Influenza, principalmente os grupos prioritários, que assim não vão precisar procurar uma unidade de saúde para tratamento. E o mutirão do São João Batista é uma das estratégias mais bem-sucedidas que implementamos. Centenas de pessoas já foram atendidas apenas em 2025. Nosso compromisso é fazer da saúde de Volta Redonda uma referência para todos, e estamos no caminho certo”, destacou o prefeito.
Fotos de divulgação – Secom/PMVR.