Trabalhos das crianças assistidas pela iniciativa do Hospital Munir Rafful fizeram ficarão expostos até a próxima quarta-feira, 21, na recepção do projeto
As crianças assistidas pelo “Laço Azul”, do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro, unidade da rede municipal de saúde de Volta Redonda, fizeram trabalhos de arte no formato de quadros em alusão ao Dia Internacional da Família, comemorado anualmente no dia 15 de maio. A mostra ficará em uma das salas do ambulatório do UniFOA (Centro Universitária de Volta Redonda), anexo ao hospital, onde acontecem os atendimentos do “Laço Azul”, até a próxima quarta-feira, dia 21.
“Como trabalhamos a inclusão, decidimos comemorar o Dia da Família no lugar de celebrar os dias da Mãe e do Pai. As crianças foram incentivadas pelos profissionais durante o atendimento na confecção das artes. E cada um, dentro das suas possibilidades, fez uma linda homenagem”, disse a psicóloga Juliana Rezende, que coordena o “Laço Azul”, acrescentando que, ao final do período de exposição, cada família irá receber essa arte feita pela criança com mais um brinde no final do atendimento.
“A arte consiste na estampa da mão da criança na cor azul, que simboliza o autismo, com um coração pintado no centro. A pintura fica dentro de uma moldura em formato de casa para reforçar o amor e a segurança que a família representa”, explicou Juliana.
A comemoração pelo Dia Internacional da Família é mais uma das atividades lúdicas previstas no calendário anual do “Laço Azul”. As crianças já celebraram o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a Páscoa, e a programação segue durante o ano. Essas atividades ampliam o repertório cognitivo e social dos assistidos no projeto, indo além da assistência multiprofissional garantida pelo programa, que auxilia no desenvolvimento da comunicação e na autonomia das crianças autistas.
“E para que isso aconteça, conto com a dedicação de toda a equipe do ‘Laço Azul’, técnicos, administrativos e os neuropediatras”, agradeceu a coordenadora.
A secretária de Saúde de Volta Redonda, Márcia Cury, que também dirige o Hospital Munir Rafful, lembrou que o “Laço Azul”, lançado em 2022, atende crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Atualmente, mais de 300 crianças estão em tratamento.
“O projeto oferece aos pacientes atendimentos com uma equipe formada por especialistas em fonoaudiologia, educação física, psicologia, terapia ocupacional, psicopedagogia, além de atendente terapêutico. O objetivo do ‘Laço Azul’ é auxiliar no desenvolvimento da comunicação e na autonomia das crianças e essas atividades lúdicas fazem parte do tratamento”, afirmou Márcia Cury.
Fotos de divulgação – Secom/PMVR.