Durante maio, atividades de conscientização acontecem nos Caps do município e no Espaço de Cuidados em Saúde

 

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é celebrado neste domingo, dia 18 de maio, mas a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove uma série de ações em alusão à data durante todo o mês de maio. A programação inclui atividades, que começaram no último dia 6 e vão até o dia 30 de maio, nos cinco Caps (Centros de Atenção Psicossocial) do município, além do Espaço de Cuidados em Saúde, que funciona no Estádio da Cidadania Raulino de Oliveira, no bairro Jardim Paraíba.

Ainda está previsto encontro regional com tema “Vozes de Resistência Antimanicomial – Protagonismo dos Usuários”, em Itatiaia, com a participação de funcionários do Programa de Saúde Mental da SMS. “O evento está em consonância com as atividades preparadas por Volta Redonda”, ressaltou o coordenador-executivo da Divisão Técnica de Saúde Mental da SMS, William Augusto da Silva Aquino.

“A nossa programação simboliza o compromisso da rede de saúde mental com uma atenção psicossocial humanizada, em liberdade e com protagonismo dos usuários. A luta antimanicomial não é apenas uma memória, é uma prática viva que resiste, transforma e inclui”, acrescentou William.

A coordenadora da Divisão Técnica de Saúde Mental de Volta Redonda, a médica Suely Pinto, acrescentou que também está na programação uma viagem para os usuários ao Hotel Le Canton, em Teresópolis, o mesmo que vai receber a Melhor Idade do município.

Ela reforçou que a luta antimanicomial surgiu no Brasil na década de 1980 como um movimento social, político e de profissionais da saúde que questionava o modelo dos manicômios, pedindo respeito aos direitos das pessoas que apresentavam sofrimento mental.

“Essas instituições eram lugares que privavam os indivíduos de sua liberdade e do direito de viver no meio sociofamiliar. A proposta foi reestruturar o modelo de atenção em saúde mental, ofertando serviços territorializados, abertos e comunitários”, completou a Drª Suely.

E é dentro dessa temática de oferta de serviços descentralizados em atenção à saúde mental que Volta Redonda atua. O município conta com um Centro de Atenção Psicossocial para atenção a usuários de álcool e outras drogas, e outro para atendimento a crianças e adolescentes. Há três Caps para atenção a usuários com algum sofrimento psíquico moderado ou grave, além de um ambulatório para cuidados de casos de menor complexidade.

Além disso, a rede municipal de atenção psicossocial conta com quatro Residências Terapêuticas; atenção de urgência e emergência e leitos exclusivos para internação psiquiátrica. E ainda vai ganhar um Centro de Convivência, no bairro Aterrado, voltado para o acolhimento e a inclusão, visando a integração social de adultos em sofrimento psíquico.

A programação

Caps Vila Esperança, Vila Santa Cecília

- Dia 27/05 (terça-feira), 9h, Roda de Conversa: “Luta Antimanicomial – Resgate Histórico, Progressos e Retrocessos”;
- Dia 28/05 (quarta-feira), saída às 9h, Tour com a Carreta Furação pelos Caps – Panfletagem de conscientização com a população.

Caps Dr. Sérgio Sibilio Fritsch, no bairro Jardim Belvedere

- 21/05 (quarta-feira), 13h30, Roda de Conversa: “Construindo uma saúde mental sem muro: cuidado em liberdade”;
- 29/05 (quinta-feira), 10h30, Oficina de Expressão Corporal.

Caps AD – Usuários de Álcool e outras Drogas, no Conforto

- 20/05 (terça-feira), 14h, “Olhar, Ouvir, Cuidar: O Legado Vivo de Nise da Silveira”;
- 22/05 (quinta-feira), 14h, Exibição do Filme: “Essas Dores Não São Nem Metades”;
- 27/05 (terça-feira), 8h30 às 12h30, Seminário: “A Saúde Mental em Risco: A Contrarreforma Psiquiátrica e o Retrocesso das Liberdades”

Caps Infantil, Vila Mury

- 20/05 (terça-feira), Sala de Espera: “Saúde Mental na Infância e Adolescência – Construindo um Futuro Mais Saudável”;
- 27/05 (terça-feira), Sala de Espera: “Saúde Mental na Infância e Adolescência – Construindo um Futuro Mais Saudável”.

Caps Usina dos Sonhos, Vila Mury

- 19/05 (segunda-feira), 10h, Roda de Conversa sobre a Luta Antimanicomial;
- 21/05 (quarta-feira), 10h, Grupo de Desenho: “Arte e Saúde Mental”;
- 30/05 (sexta-feira), 9h, Passeio: “Ocupando a Cidade” em parceria com o projeto Turistando em VR, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet).

Espaço de Cuidados em Saúde, Estádio da Cidadania

Rodas de Conversa:
- 22/05 (quinta-feira), 10h, Grupo de Atenção Plena – Tema: Cuidado em Saúde Mental;
- 29/05 (quinta-feira), 10h, Grupo de Atenção Plena – Continuação da atividade anterior.

Fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.

Pin It