Em comemoração aos dias da Doação de Leite Humano e de Proteção ao Aleitamento Materno, uma simulação de como amamentar corretamente foi encenada na maternidade do HSJB

 

O Banco de Leite Humano do Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, promoveu atividade em alusão ao Dia Nacional e Mundial da Doação de Leite Humano, comemorado no dia 19, e ao Dia Mundial de Proteção ao Aleitamento Materno, celebrado nesta quarta-feira, dia 21. Enfermeira e técnicas da unidade fizeram uma simulação no alojamento conjunto – onde ficam mães e bebês – da maternidade.

“A encenação realista teve como objetivo apresentar as principais dificuldades e queixas enfrentadas pelas mulheres durante o processo de amamentação, retratando situações reais do cotidiano materno. A iniciativa buscou fomentar empatia, aperfeiçoar a capacitação dos profissionais de saúde e promover um cuidado cada vez mais humanizado para as mães e seus bebês”, explicou o enfermeiro André Luiz Baptista Reis, coordenador do Banco de Leite Humano de Volta Redonda.

Ana Carolina da Silva Campos e Samuel Pedro da Silva, moradores do bairro Belo Horizonte, são pais de Arthur, que nasceu na madrugada do último domingo, dia 18. “Prestei bastante atenção nas dicas, porque sempre quis amamentar meu bebê. Até agora, está tudo certo, ele mama no peito tranquilamente. Com o passar dos dias, vou observar se tenho leite para doar também”, disse a mãe.

André reforçou que o leite humano é fundamental para o desenvolvimento e recuperação de milhares de recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados em unidades de Terapia Intensiva Neonatal, conforme preconizado pela legislação vigente.

“A doação de leite materno representa um gesto de amor que contribui significativamente para a recuperação desses bebês, possibilitando seu retorno ao convívio familiar e social”, disse André, ressaltando que não importa a quantidade, qualquer doação é importante.

Ainda pelas comemorações da semana, o Banco de Leite Humano preparou, em parceria com o Rotary Club e a Casa da Amizade, um material impresso para incentivar a doação. O folder foi lançado no início da semana e, desde a segunda-feira, 19, está sendo distribuído na maternidade do HSJB. O conteúdo explica quem pode doar, como coletar e armazenar o leite materno, além de esclarecer as dúvidas mais frequentes.

Coleta e conservação

O Banco de Leite Humano de Volta Redonda oferece todo o suporte necessário às mães doadoras, com orientações sobre a extração e o armazenamento do leite, além de acompanhamento contínuo durante todo o processo. A unidade também fornece um kit que contém os frascos esterilizados para armazenamento do leite humano e busca a doação em domicílio. Ao chegar ao Banco, o leite é processado e direcionado aos bebês em até 48 horas, garantindo qualidade e segurança alimentar.

Para ser doadora é necessário estar amamentando, ser saudável, apresentar exames pré ou pós-natal compatíveis com a doação de leite e não usar medicamentos incompatíveis com a amamentação. As interessadas podem entrar em contato com o Banco de Leite de Volta Redonda de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, pelos telefones (24) 3512-8348 ou (24) 3512-8305. Em Barra Mansa, o telefone de contato é (24) 3512-0719 e o posto de coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h.

Doação de potes de vidro

Os frascos de vidro com tampa plástica são a única opção viável para o processo de pasteurização do leite materno, pois suportam as variações de temperatura, garantindo a preservação das suas propriedades nutricionais e imunológicas. Quem quiser doar pode entrar em contato com o Banco de Leite Humano, que busca os frascos, ou entregar pessoalmente no Hospital São João Batista.

Equipe de Volta Redonda participa de evento no Hospital dos Servidores

Também para comemorar o Dia Mundial de Proteção ao Aleitamento Materno, a equipe do Banco de Leite de Volta Redonda participa, nesta quarta-feira, dia 21, do 1º Encontro entre a rBLH-RJ (Rede de Bancos de Leite Humano do Estado do Rio de Janeiro) e a Atenção Primária à Saúde. O evento acontece no Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE).

Na programação estão a entrega de certificados do Programa de Certificação de Qualidade aos Bancos de Leite Humano; homenagem às mulheres doadoras; além de discussões sobre a promoção da doação de leite humano na Atenção Primária à Saúde.

Fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.

Pin It