Unidade do Hospital São João Batista recebeu duas premiações pelo trabalho na promoção e apoio ao aleitamento materno

 

O Banco de Leite do Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, recebeu duas premiações em reconhecimento à atuação de excelência na promoção e apoio ao aleitamento humano. A entrega aconteceu durante o 1º Encontro entre a rBLH-RJ (Rede de Bancos de Leite Humano do Estado do Rio de Janeiro) e a Atenção Primária à Saúde. O evento foi alusivo ao Dia Mundial de Proteção ao Aleitamento Materno, celebrado nessa quarta-feira, dia 21, no Hospital dos Federal dos Servidores do Estado (HFSE).

A unidade de Volta Redonda ganhou Menção Honrosa da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), em agradecimento à atuação solidária na formação do estoque de alarme de leite humano, para atender à situação de emergência sanitária enfrentada pelas UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) Neonatais do Rio Grande do Sul, afetadas pelas inundações provocadas pelas mudanças climáticas entre abril e maio de 2024. Essa importante contribuição garantiu a continuidade da assistência a recém-nascidos em estado crítico, reforçando o compromisso humanitário da equipe de Volta Redonda.

No mesmo evento, o reconhecimento veio por meio do Programa de Certificação Fiocruz de Bancos de Leite Humano (PCFioBLH). Durante a avaliação de 2025 (ano-base 2024), o Banco de Leite Humano do Hospital São João Batista atingiu 100% de eficiência e eficácia, sendo certificado pela qualidade do leite ofertado aos recém-nascidos da UTI Neonatal.

De acordo com o enfermeiro André Luiz Baptista Reis, coordenador do Banco de Leite Humano do Hospital São João Batista, esse resultado reforça o padrão de excelência do serviço prestado pela equipe da unidade de Volta Redonda, que atua com dedicação, responsabilidade e amor.

“A conquista também é um reconhecimento ao gesto solidário das mães doadoras, cuja generosidade torna possível salvar vidas e promover saúde por meio do leite materno”, afirmou André, parabenizando a todos os profissionais envolvidos e, especialmente, às mães que doam leite humano. “Esse gesto de carinho é, sem dúvida, um verdadeiro ato de amor”.

Fotos de divulgação – Secom/PMVR.

Pin It