Fórum regional reuniu usuários de várias cidades da região, em mais uma atividade relacionada ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

 

Vários municípios do Médio Paraíba participaram nessa quinta-feira (22), em Itatiaia, do Fórum Regional de Saúde Mental “Vozes de Resistência Antimanicomial – Protagonismo dos Usuários”, que integra as atividades relacionadas ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio. Volta Redonda esteve presente com uma caravana de cerca de 150 pessoas, formada pelos usuários dos cinco Caps (Centros de Atenção Psicossocial) do município, além do Espaço de Cuidados em Saúde. Também participaram da excursão os familiares dos usuários e os profissionais do Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que trabalham nessas unidades.

Segundo o coordenador-executivo da Divisão Técnica de Saúde Mental da SMS, William Augusto da Silva Aquino, o encontro ofereceu diversas atividades, como exposição de obras de artesanato criadas pelos usuários, show de talentos, música ao vivo, dança e café compartilhado. Ele acrescenta que o encontro é um momento de fortalecimento da rede de atenção psicossocial e da construção coletiva de uma sociedade mais justa e inclusiva.

“Trata-se, especialmente, de uma chance de tornar visíveis as vozes das pessoas que utilizam os serviços de saúde mental, valorizando sua autonomia, sua habilidade de fazer escolhas e seu protagonismo nos processos de atenção e mudança social”, disse.

Um dos usuários que participaram da viagem, e que estava animado com a oportunidade, era Marco Aurélio Martins de Souza, 54 anos, do bairro Casa de Pedra. “Será a primeira vez que visito Itatiaia, então a expectativa é muito boa, vai ser incrível. Serão muitas opções de lazer”, disse ele antes da partida, acompanhado da esposa, Márcia.

Programação

A Secretaria Municipal de Saúde tem realizado durante todo o mês uma série de atividades alusivas ao Mês de Luta Antimanicomial. A programação teve início no último dia 6 e vai até o próximo dia 30, incluindo atividades de conscientização nos Caps do município e no Espaço de Cuidados em Saúde, localizado no Estádio da Cidadania, no Jardim Paraíba.

Segundo William Aquino, a programação fundamenta-se na responsabilidade da rede de saúde mental em oferecer um cuidado psicossocial humanizado, pautado na liberdade e no protagonismo dos usuários.

Além das atividades programadas para este mês, a coordenadora da Divisão Técnica de Saúde Mental de Volta Redonda, a médica Suely Pinto, lembra que os usuários dos serviços da rede de saúde mental viajarão, a exemplo da turma da Melhor Idade, ao Hotel Le Canton, em Teresópolis.

“Encontros como este fortalecem o compromisso coletivo com uma saúde mental pública, comunitária e pautada na dignidade humana”, afirmou. “A participação conjunta de profissionais, usuários, familiares e gestores é fundamental para que possamos refletir sobre os avanços, identificar desafios e construir estratégias que assegurem um cuidado em saúde mental que valorize a liberdade, a cidadania e a inclusão.”

Fotos de divulgação – Secom/PMVR.

Pin It