Fundação Beatriz Gama inaugura novo espaço para crianças de até 3 anos de idade em situação de vulnerabilidade
Iniciativa visa promover o desenvolvimento saudável, segurança e fortalecimento de vínculos afetivos desde os primeiros anos de vida
A Fundação Beatriz Gama (FBG) inaugurou nesta semana o Serviço de Acolhimento Institucional (SAI) Primeiros Passos, um espaço inovador voltado para o acolhimento de crianças de 0 a 3 anos em situação de vulnerabilidade social. Localizado na sede da instituição, o novo berçário tem como missão oferecer um ambiente seguro, acolhedor e com cuidados especializados, priorizando o desenvolvimento físico, emocional e social das crianças atendidas.
O SAI Primeiros Passos foi projetado para oferecer uma rotina estruturada e estimulante, com atividades que favoreçam o aprendizado e o desenvolvimento cognitivo, sempre com muita atenção e afeto. O ambiente visa proporcionar não apenas proteção, mas também estímulos adequados para um crescimento saudável e equilibrado desde os primeiros anos de vida.
Na fase inicial, sete crianças serão acolhidas, o que permitirá à equipe da Fundação oferecer cuidados individualizados. A equipe será composta por profissionais capacitados, incluindo colaboradores da própria instituição e novos contratados, com três membros por plantão. Isso garante atenção integral e contínua, com um cuidado que abrange aspectos médicos, emocionais e pedagógicos.
Compromisso com a Transformação Social
A coordenadora do Acolhimento do Renascer, Íris Carvalho Alves, destaca a importância do novo espaço: “O SAI Primeiros Passos foi pensado para proporcionar um atendimento integral às crianças, com um ambiente seguro e acolhedor, promovendo uma base sólida para um futuro saudável.”
O presidente da Fundação Beatriz Gama, Vitor Hugo de Oliveira, afirmou que o novo espaço é mais um passo importante da instituição em sua missão de transformar vidas.
“O SAI Primeiros Passos representa um investimento direto no futuro dessas crianças. Elas terão a oportunidade de crescer em um ambiente seguro, com cuidados e estímulos adequados à sua idade. Nosso foco é garantir que todas as crianças, sejam acolhidas em qualquer uma de nossas unidades, tenham as condições necessárias para se desenvolverem com dignidade, segurança e amor.”
Sobre a Fundação Beatriz Gama
Com 57 anos de atuação, a Fundação Beatriz Gama é referência no acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco. Oferecendo acolhimento institucional, suporte psicológico, social e educacional, a instituição foca no desenvolvimento integral e na garantia dos direitos de crianças e jovens.
Fotos Geraldo Gonçalves – Secom PMVR