Evento reuniu mais de 60 entidades e aprovou a criação do Fórum Municipal dos Movimentos Sociais de Mulheres

 

A Secretaria de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda realizou, na última terça-feira (20), o Encontro de Mulheres dos Movimentos Sociais, na sede da SMDH. Com ampla participação, o evento teve como objetivo fortalecer a defesa dos direitos das mulheres, promover o diálogo entre governo e sociedade civil e estabelecer metas para a elaboração de políticas públicas.

Uma das propostas apresentadas pela secretária Glória Amorim foi aprovada por unanimidade: a criação do Fórum Municipal dos Movimentos Sociais de Mulheres, visando ampliar a participação e a representação feminina dos bairros na construção de políticas públicas.

Na abertura do evento, a assessora de Políticas para Mulheres da SMDH, Kátia Teobaldo, leu uma mensagem em homenagem a todas as mulheres presentes: “Mulheres de luta, de presença, de propósito. Você que ergue sua voz por tantas outras que ainda são silenciadas. Você que se junta em coletivo, porque entendeu que juntas somos fortes. Você que transforma indignação em ação, dor em resistência e sonho em políticas públicas. O seu lugar não é à margem, é no centro das decisões. A sua força move estruturas, seu exemplo inspira gerações. Continue! Porque cada passo seu é conquista para todas nós. Você é essencial”, afirmou.

A secretária Glória Amorim classificou o encontro como “espetacular e produtivo”, destacando que o Fórum Municipal dos Movimentos Sociais de Mulheres aproximará ainda mais as mulheres na construção coletiva de políticas públicas, na defesa dos direitos femininos e no protagonismo das decisões políticas. “É essa política que temos que realizar no país: defender o direito das mulheres e das meninas”, reafirmou.

Mulheres avaliam o encontro como avanço

A delegada titular da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), Juliana Montes, elogiou a iniciativa da SMDH: “Perfeita essa iniciativa de aproximar governo e sociedade civil para a implementação de políticas públicas na proteção da mulher. É uma parceria que vai longe”.

A policial militar Patrícia Araújo, da Patrulha Maria da Penha da PM, considerou o encontro excelente. “Todas puderam conhecer os equipamentos que existem em rede para a proteção das mulheres”, disse. Carine de Oliveira, assessora de Relações Públicas do 28º Batalhão da Polícia Militar, também destacou a importância da iniciativa. “Excelente essa ação da secretária Glória Amorim para divulgar os direitos sociais das mulheres e fortalecer as políticas públicas em Volta Redonda. É necessária essa discussão”, afirmou.

Kelly Gomes, assessora de Políticas de Direitos Humanos da SMDH, ressaltou a relevância do encontro, que contou com a participação de coletivos femininos. “A criação do Fórum Municipal de Movimento de Mulheres, apresentado pela secretária Glória Amorim, foi uma grande conquista para debater políticas públicas no município”, enfatizou.

Depoimentos das participantes

Ana Serafim, da Associação Beth Lobo, destacou o caráter representativo do encontro. “Muito representativo, com a presença de conselheiras, secretarias municipais e sociedade civil. É o primeiro de uma série de encontros que virão.”

Mãe Célia de Morais, do Centro Espírita Nossa Senhora da Guia, elogiou a iniciativa da secretária. “Uma sábia decisão em reunir mulheres diferentes no coletivo para buscarmos um campo de ação maior em políticas públicas, todas com o mesmo objetivo comum na defesa dos direitos.”

Gleicy Kelly, do projeto “Reaja Mulher Kelly Gomes”, parabenizou a SMDH. “Muito importante e parabenizo a iniciativa da Secretaria. Que venham mais encontros como este para reunir mulheres que fazem a diferença na nossa cidade.”

Elaine Ávila, da Pastoral da População de Rua, comentou: “Excelente. Eu não sabia que temos vários movimentos na cidade para tratar de leis e da proteção das mulheres contra a violência.”

Lia Ludolff, do Movimento Social Frente pela Diversidade, destacou a importância do acolhimento e inclusão. “Maravilhoso o encontro e a oportunidade para a defesa da mulher trans no espaço de poder. A secretaria é um espaço de acolhimento, inclusão, afeto e políticas para a população trans.”

Dayse São Pedro, terapeuta de constelação familiar do projeto Fala Mulher, disse: “Achei muito interessante. As mulheres estão unidas, juntas para ficarmos mais fortes. É preciso saber escutar umas às outras para construir e superar.”

Professora Vanessa Fonseca, da UFF (Campus Volta Redonda), ressaltou: “Achei ótima, importante para juntar e ouvir as mulheres nos coletivos e fortalecer as reivindicações das mulheres de Volta Redonda.”

Débora Corsi, administradora, colunista do jornal Brasilian Times (EUA) e vice-presidente da Academia Volta-redondense de Letras, sugeriu novos encontros: “Para ficarem mais segmentadas as propostas da cidade, através de uma rede de contatos para ajudar umas às outras.”

Jorgina dos Santos, presidente do Sindicato das Domésticas do Sul Fluminense, enalteceu o evento: “Este encontro é sempre muito positivo para a luta das mulheres. Somente a dona Glória Amorim tem essa sabedoria em juntar coletivos para as políticas de direitos das mulheres.”

Conceição dos Santos, da Associação de Mulheres Beth Lobo, apoiou a realização do encontro e destacou sua importância para a organização e planejamento da Conferência Municipal de Políticas para Mulheres.

Adelaide Maria Afonso, do Movimento de Conscientização Negra de Volta Redonda e do Movimento Falas Pretas, afirmou: “Esse encontro é a oportunidade de articulação para os movimentos. A criação de um Fórum das Entidades será essencial para debatermos demandas e propostas de políticas públicas.”

Fotos: Adriana Cópio – Secom/PMVR.

Pin It